Entre os dias 15 a 20 de dezembro acontecerá o CINEesporte-Festival, evento audiovisual associado à FICTS (Federation Internacionale Cinema Television Sportifs), tradicional federação italiana, que reúne os 18 mais prestigiosos festivais de cinema esportivo do mundo. Em sua quinta edição, a celebração contará com uma programação de 21 filmes, apresentados de forma presencial e com entrada franca no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB/RJ).
Os filmes selecionados abordam diversas modalidades esportivas, como: basquete, atletismo, nado artístico, boxe, futebol, snowboard, kickboxing, críquete, xadrez e automobilismo. O CINEESPORTE premiará o melhor filme nas categorias curta e longa/média metragem, exclusivamente através do voto popular. Além disso, o evento contará com atividades virtuais reunindo dois bate-papos sobre filmes e temas que integram a programação do festival no seu canal do Youtube.
A sessão de abertura traz a emoção do documentário “Brasil na Pista”, de Ernesto Rodrigues. O filme é um inédito resgate da importante participação dos pilotos brasileiros nessas mais de quatro décadas de história da Fórmula 1.
O diretor entrevistou cerca de 40 pessoas, entre pilotos, técnicos e jornalistas envolvidos com a modalidade, reunindo momentos de brilho, drama, tragédia, escândalo, risco e controvérsia, dentro e fora da pista, contando com imagens de momentos marcantes das provas desde os anos 1970 até 2017.
E para o último dia, o festival leva ao público o talento e olhar da diretora Lina Chamie com o documentário “São Silvestre”, que conta com Fernando Alves Pinto como protagonista. O filme constrói, de maneira sensorial, a experiência de correr uma maratona.
A programação completa, que também conta com os filmes “A Culpa É do Neymar” e “Pelé: O Rei Desconhecido”, está disponível no site oficial do festival.
Foto de destaque: Divulgação/CINEESPORTE