Portugal e Itália caem na mesma chave da repescagem europeia para a Copa do Mundo

Sorteio definiu as chaves que decidirão as três últimas vagas do continente para o mundial, que acontece no final de 2022

É fogo no parquinho! Em sorteio realizado nessa sexta-feira (26), em Zurique, foram decididos os duelos da repescagem europeia para a Copa do Mundo de 2022. As 12 equipes, que foram divididas em três grupos, duelarão em semifinais e finais de jogos únicos que acontecem em março do ano que vem.

O sorteio nos deu confrontos emocionantes. Na chave A, Escócia e Ucrânia disputam uma das semifinais em Glasgow enquanto País de Gales enfrenta a Áustria na outra semifinal. Já na chave B, Rússia e Polônia se enfrentam em uma das semifinais, enquanto Suécia e República Tcheca duelam pela outra vaga na final.

O destaque do sorteio ficou na chave C, com a Itália em uma semifinal contra a Macedônia do Norte e Portugal na outra semi contra a Turquia. Ou seja, poderemos ter uma final entre portugueses e italianos decidindo a última vaga para a Copa do Mundo.

Os duelos de semifinais serão realizados no dia 24 de março de 2022 e as finais serão no dia 29 do mesmo mês. Os mandantes das finais serão os vencedores de País de Gales x Áustria, Rússia x Polônia e Portugal x Turquia. Lembrando os vencedores dos duelos se juntam com Sérvia, Espanha, Suíça, França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Croácia, Inglaterra e Alemanha, que conseguiram vaga direta para a Copa do Mundo.

As chaves da repescagem europeia

Foto: Divulgação / FIFA

Chave A: Escócia x Ucrânia / País de Gales x Áustria

Chave B: Rússia x Polônia / Suécia x República Tcheca

Chave C: Itália x Macedônia do Norte / Portugal x Turquia

A repescagem continental

Ao mesmo tempo que as repescagens europeias foram se desenhando,  a FIFA também fez o sorteio da repescagem continental, com jogos que serão realizados nos dias 13 e 14 de junho do ano que vem.

Houve uma mudança no formato da competição. Apesar de continuar sendo quatro seleções disputando duas vagas, mas não serão mais os tradicionais jogos de ida e volta. Seguem sendo quatro países disputando duas vagas, mas não haverá mais os tradicionais jogos de ida e volta. Os representantes de América do Sul, América Central e do Norte, Ásia e Oceania se enfrentarão em partidas únicas em um campo neutro, justamente no país-sede.

No chaveamento, a time sul-americano disputa vaga contra o time asiático enquanto a seleção da América Central e do Norte briga por vaga contra o da Oceania.

Foto: Divulgação / FIFA

No caso da Eliminatória Sul-Americana, os únicos que já estão classificados para o Catar são Brasil e Argentina. Equador e Colômbia também estão no grupo que se classifica direto, mas Chile, Uruguai, Bolívia e Paraguai ainda permanecem vivos na disputa. Com quatro rodadas faltando, o time que ocupa atualmente a quinta posição é o Peru.

As eliminatórias asiáticas também faltam quatro rodadas para acabar. Os terceiros colocados dos grupos da terceira fase ainda se enfrentam para saber quem vai disputar a repescagem. Hoje, esse confronto seria entre Emirados Árabes (grupo A) e Austrália (grupo B). Estariam classificadas de forma direta Irã, Coreia do Sul, Arábia Saudita e Japão.

Na CONCACAF, faltam seis rodadas para as eliminatórias acabarem e a seleção do Panamá, que disputou a primeira Copa do Mundo em 2018, se classificaria para as repescagens. Canadá, Estados Unidos e México ocupam as primeiras posições, mas Costa Rica, Jamaica, El Salvador e Honduras ainda possuem chances remotas de se classificar.

Por conta da pandemia da Covid-19, as eliminatórias da Oceania para a Copa do Mundo de 2022 ainda nem começaram. A previsão é que ela aconteça em março do ano que vem, já no Catar, funcionando como evento-teste. Serão 11 seleções disputando a vaga: Nova Zelândia, Ilhas Salomão, Nova Caledônia, Polinésia Francesa, Fiji, Vanuatu, Papua Nova-Guiné, Samoa Americana, Samoa, Tonga e Ilhas Cook.

Foto em destaque: Divulgação/AFP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s