Barcelona: Koeman tem cargo ameaçado após nova derrota na Champions League

No momento, favorito para substituir o treinador holandês é Xavi Hernández

A derrota em Lisboa na última quarta-feira (29) diante do Benfica, pela segunda rodada da Liga dos Campeões da Europa, acendeu novamente os rumores em relação à saída do técnico Ronald Koeman do Barcelona, deixando em alerta o treinador e o presidente do clube, Joan Laporta. Segundo o portal madrileno Marca, a situação do holandês no momento é mais complicada do que há algumas semanas, quando a diretoria do Barça havia pedido alguns dias para tomar a decisão de manter Koeman no cargo ou não. Agora, parece que não há outra saída.

Mais um jogo, mais um 3 a 0, dessa vez fora de casa. Pela primeira rodada, o Barcelona viu o Bayern de Munique dominar a partida dentro do Camp Nou, e ontem não foi diferente no Estádio da Luz. O Benfica, que quebrou um tabu de 60 anos sem vencer o time espanhol, abriu o placar logo aos dois minutos de jogo. Apesar de ter mais posse de bola na primeira etapa, o Barça não conseguiu empatar, e voltou do intervalo vendo a equipe da casa mandando em campo. Rafa Silva e Darwin Núñez, de novo, marcaram os outros gols do jogo, para a festa da torcida em Lisboa.

Na coletiva de imprensa pós-jogo, Koeman declarou:

O resultado final é duro de aceitar, não é o resultado que vimos no campo. Apesar de [estarmos] perdendo rápido, acho que o time jogou bem até o 2 a 0. Tivemos oportunidades claríssimas de marcar. Isso muda um jogo. Se eles marcam nas poucas [oportunidades] que chegam e fazem três, aí é que está a grande diferença”.

Quando perguntado sobre seu futuro no Barcelona, o técnico holandês, que tem contrato até junho de 2022, afirmou que se sente apoiado por seus jogadores e pela atitude deles, mas que, em relação ao clube, não sabe.

O presidente Joan Laporta entende que deve agir em relação à situação de Koeman, mas, ainda segundo o jornal Marca, não irá fazê-lo antes da partida contra o Atlético de Madrid no próximo sábado (02). Há também a possibilidade do clube esperar para tomar a decisão no próximo período de data-Fifa, de 07 a 14 de outubro, quando a maioria das competições pelos clubes param a fim de liberar os jogadores para suas Seleções. A intenção de Laporta é substituir o treinador apenas quando um nome já estiver definido, e tal assunto também vem trazendo bastante rumores à tona.

Entre os treinadores especulados para assumir o comando do Barcelona, o favorito no momento é o ex-jogador espanhol e ídolo do clube Xavi Hernández. Outros, como Andrea Pirlo, Marcelo Gallardo e Bob Martínez também estão sendo alvo de rumores. Nas redes sociais, o nome de Antonio Comte tem sido bastante citado pelos torcedores; entretanto, ainda não há nenhuma decisão concreta. Xavi, que atualmente é técnico do Al Sadd do Catar e já recusou outras duas propostas de seu ex-clube, possui em seu contrato um valor de multa bem pequeno caso o Barça queira contratá-lo, o que se encaixaria dentro das condições da equipe catalã, que vem sofrendo com uma crise financeira nos últimos anos.

Xavi no comando do Al Sadd. Imagem: Karim Jaffar/AFP

Apesar disso, há o receio de que Xavi “se queime” cedo demais como treinador do clube, tendo em vista as experiências recentes com Frank Lampard no Chelsea e Pirlo na Juventus. Há, ainda, a questão da multa rescisória de Koeman, cujo valor está por volta de 12 milhões de euros, que seria um problema para os cofres do Barcelona na complicada situação em que se encontra.

Em entrevista ao jornal “Sport” nesta quinta-feira (30), o atacante Luis Suárez comentou sobre a responsabilidade de Ronald Koeman e do ex-presidente do clube catalão, Josep Bartomeu, para sua saída. Além disso, opinou sobre os rumores envolvendo Xavi:

“Como torcedor de futebol e pelo o que ele fez como jogador, não acredito que hoje seja o momento de assumir a equipe. Ele é inteligente e sabe das dificuldades do clube. Deve esperar o momento certo. Ele tem companheiros dentro [do clube] com quem terá que tomar certas decisões, e isso será difícil”.

Imagem de destaque: AFP/Patrícia de Melo Moreira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s