Mundial de Clubes: a pandemia e os países sedes

Um dos torneios mais esperados do ano pelos torcedores ainda não tem data e nem local para acontecer. Por enquanto, só existem especulações sobre a competição que reúne clubes de todos os continentes.

Na noite da última quarta (22), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse em uma live realizada nas redes sociais que tem interesse em sediar o mundial de clubes no estado. A ideia também teve apoio dos dirigentes do Flamengo, que chegaram a conversar com os dirigentes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

No entanto, o Brasil não enviou nenhuma proposta oficial, ao contrário da África do Sul e dos Emirados Árabes. Os dois locais já sediaram o torneio em 2013 e 2014, no Marrocos, e 2009, 2010, 2017 e 2018, nos Emirados. 

Isso tudo aconteceu após o Japão desistir de sediar o Mundial por conta da pandemia do coronavírus. O país também contava com a liberação de torcedores nos jogos, o que não aconteceu. Tóquio recebeu a Olimpíada e Paralimpíada, que foram realizadas sem a presença de público.

A Federação Internacional de Futebol (FIFA), havia anunciado no fim do ano passado, que a competição retornaria ao Japão, depois de quatro edições, em um novo formato ampliado, com 24 times, mas foi adiado devido à circulação do vírus. É o país que mais vezes recebeu o Mundial, foram oito vezes no total.

Alguns clubes já garantiram a vaga para o mundial pela Liga dos Campeões da Uefa com o Chelsea que foi campeão; a Liga dos Campeões da África já tem um campeão também, o Al Ahly. Já a Liga do Campeões da Oceania cancelou pelo segundo ano o torneio, devido à pandemia, a entidade então divulgou o último campeão, o Auckland City.

Para outras equipes, o caminho ainda é um pouquinho mais longe. A Libertadores está na semifinal, com 75% de chance de termos um time brasileiro; já na Liga dos Campeões da Ásia está sendo disputado as quartas de final; a Liga dos Campeões da Concacaf, tem a final marcada para o dia 28 de outubro e o campeão nacional do país sede, que será anunciado, após a escolha da sede.

O torneio deve ser realizado pela última vez nesse formato, que foi adotado em 2005 e deve ocorrer em janeiro ou fevereiro de 2022. A FIFA ainda não confirmou a data e local exatos.

Foto de destaque: Divulgação/FIFA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s