Federação de Futebol dos Estados Unidos anuncia contratos iguais entre homens e mulheres nas seleções 

Comunicado oficial foi anunciado na última quarta-feira (15) em uma carta aberta do presidente da federação, Cindy Parlow Cone

A luta do futebol feminino norte-americano por igualdade salarial não é recente. Em março do ano passado, após comentários absurdos vindo de dirigentes da Seleção Americana de Futebol Feminino sobre o assunto, as jogadoras protestaram no She Believes Cup usando as camisas do avesso durante o Hino Nacional Americano.

Créditos: Reprodução/espnW

“Nós só queríamos fazer algo em equipe para mostrar a solidariedade não apenas a nós mesmas, mas a todas as garotinhas para as quais palavras foram ditas e aos meninos e mulheres por aí que também foram informados de que são menores apenas porque serem quem são”, disse Megan Rapione ao The Guardian.

Rapione inclusive já havia criticado o sistema de pagamento anterior na Copa do Mundo Feminina de 2019, após o título americano. “A Seleção Feminina de Futebol venceu quatro mundiais e quatro medalhas de ouro olímpicas. Enchemos estádios, batemos recordes de audiência e esgotamos camisas, tudo métricas pelas quais somos julgadas”

Megan Rapione em discurso na Casa Branca (Foto: Evan Vucci/Associated Press)

E, após protestos e denúncias, a decisão foi acordada. O comunicado deixa claro que as propostas do novo acordo já estão à disposição para as associações que representam os jogadores da seleção norte-americana.

Confira carta na íntegra:

“Até agora tem sido um ano memorável para os fãs de futebol dos Estados Unidos.

A Seleção Masculina dos EUA está atualmente focada em partidas de qualificação para a Copa do Mundo de 2022 após conquistar títulos consecutivos neste verão, ganhando o troféu inaugural da Liga das Nações da Concacaf antes de receber seu sétimo título da Copa Ouro, derrotando o arquirrival México em ambas as finais. Enquanto isso, a Seleção Feminina dos Estados Unidos ganhou a medalha Olímpica de Bronze em agosto e continua sendo a equipe número 1 indiscutível do mundo.

Nossa Seleção Feminina de Praia voltou à ação com jogos na Rússia, e nossa Seleção Masculina de Praia participou da Copa do Mundo de Praia da FIFA, onde teve um ótimo desempenho em todas as três partidas e continua a fazer grandes avanços. Finalmente, nossa Seleção Nacional de Futsal Masculino começará sua competição da Copa do Mundo na Lituânia na próxima semana, e desejamos a eles tudo de bom.

À medida que nossas seleções nacionais continuam a ter sucesso em campo, estamos trabalhando duro nos bastidores para traçar um caminho a seguir em nossos acordos coletivos de trabalho com as diferentes associações de jogadores da USWNT e da USMNT. 

Como ex-jogador, quero deixar claro mais uma vez que eu, junto com todo o futebol dos Estados Unidos, estou 100% comprometido com a igualdade de remuneração dos jogadores de nossa seleção. Continuamos firmes em nossa dedicação para garantir salários iguais para nossas seleções.

Estamos focados em demonstrar esse compromisso por meio da ação. Como uma federação, preferimos negociar um único acordo coletivo de trabalho com as equipes masculinas e femininas, mas como nenhuma das equipes concordou em adotar essa abordagem, estamos avançando separadamente com cada Associação de Jogadores.

A enorme discrepância nos prêmios em dinheiro da Copa do Mundo da FIFA é, de longe, o problema mais desafiador que continuamos a enfrentar em nossas negociações paralelas com as seleções nacionais masculina e feminina. Embora a FIFA tenha feito alguns investimentos impactantes no futebol feminino, a discrepância na premiação continua gritante. A FIFA sozinha controla esses fundos, e o US Soccer é legalmente obrigado a distribuir esses fundos com base em nossos atuais acordos de negociação coletiva negociados com as equipes masculina e feminina.

Dentro deste desafio, vemos uma oportunidade de criar mudanças. Para aproveitar essa oportunidade, precisamos que nossas seleções masculinas e femininas se reúnam e repensem como fizemos as coisas no passado. Para tanto, convidamos os jogadores e ambas as associações de jogadores a se unirem ao futebol americano na negociação de uma solução que iguale o prêmio em dinheiro da Copa do Mundo entre a USMNT e a USWNT.

Encontrar uma estrutura que funcione para todos exigirá conversas abertas e atenciosas e o compromisso sincero dos jogadores da USMNT e USWNT. Até que a FIFA iguale o prêmio em dinheiro que concede aos participantes da Copa do Mundo Feminina e Masculina, cabe a nós encontrarmos coletivamente uma solução.

A US Soccer está pronta e disposta a se reunir com ambos os grupos de jogadores o mais rápido possível e com a freqüência necessária para determinar essa solução inovadora. Esperamos que nossas seleções masculinas e femininas compartilhem nosso senso de urgência quando se trata de fazer o que estiver ao nosso alcance para resolver a lacuna dos prêmios em dinheiro.

Chegar a uma resolução sobre o prêmio em dinheiro da Copa do Mundo será a chave para nossas negociações separadas de negociação coletiva com a USMNT e a USWNT. Nossa nova equipe de liderança se reuniu com a Associação de Jogadores da USMNT no ano passado e, embora sempre haja um vai e vem animado durante o processo, fizemos um progresso substancial. Recentemente, jogadores da USMNT se juntaram às nossas discussões, o que é um desenvolvimento bem-vindo e que acreditamos que pode nos ajudar a chegar à linha de chegada em breve.

Ao mesmo tempo, as discussões com a USWNT Players Association começaram no final de abril e a negociação formal teve início após a conclusão das Olimpíadas. O CBA atual do USWNT expira no final deste ano, e estamos em conversas regulares e produtivas com a USWNT Players Association enquanto trabalhamos para um novo acordo. 

Estamos fazendo um progresso importante, mas também nos aproximando de um ponto crítico de inflexão. Acho importante para vocês, como torcedores, saber que o futebol americano oferecerá à Seleção Masculina e à Seleção Feminina exatamente o mesmo contrato, assim como fizemos nas negociações anteriores. Em termos inequívocos, isso significa oferecer CBAs que incluem prêmios em dinheiro igualados da Copa do Mundo da FIFA, bônus de jogos idênticos e acordos comerciais e de divisão de receitas idênticos – para as seleções nacionais masculina e feminina.

Por fim, resolver litígios em andamento com o USWNT continua entre nossas principais prioridades. Tenho sido franco em minha opinião de que a preferência do US Soccer é resolver essa questão fora dos tribunais. Continuamos comprometidos em resolver essa questão e ficaríamos felizes em concordar em resolver este caso para que possamos traçar um caminho mais positivo e colaborativo adiante.

Ao olharmos para o futuro com expectativa esperançosa de que o USMNT retorne à Copa do Mundo FIFA em 2022 no Catar, e o USWNT continue seu sucesso incomparável como o melhor time do mundo, sabemos que o sucesso fora do campo inclui a paz com os jogadores. O nosso foco está no futuro e é claro: para repor e reorientar a nossa relação com os jogadores e para seguirmos em frente juntos.

Meu compromisso com você é que estaremos disponíveis para trabalhar 24 horas por dia com as associações de jogadores que representam nossas seleções principais para concordar com acordos de negociação coletiva eqüitativos e igualar o dinheiro dos prêmios da Copa do Mundo, e que continuaremos a manter os fãs informados sobre nosso progresso em direção a essas metas ambiciosas e importantes.

Sabemos que todos vocês desejam que esses problemas sejam resolvidos de maneira rápida e justa, para que possamos todos nos concentrar em crescer e aproveitar o jogo que amamos. No US Soccer, compartilhamos esse desejo e urgência, e estamos comprometidos em fazer tudo ao nosso alcance para fechar esses negócios rapidamente – e da maneira certa.”

Foto de destaque: Denis Balibouse/REUTERS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s