Ajax lança seu uniforme alternativo inspirado em Bob Marley

A camisa traz referências ao movimento Rastafari e à música “Three little birds”, que é cantada pela torcida

Por conta dos 40 anos da morte de Bob Marley, o Ajax divulgou nesta sexta-feira (20) que a camisa três da temporada 2021/22 homenageia o músico. O uniforme preto carrega os detalhes em verde, amarelo e vermelho em alusão ao movimento Rastafari e traz como inspiração uma das músicas mais famosas do jamaicano: “Tree Little Birds” (Três passarinhos). Para homenagear a canção, a camisa também traz três passarinhos pousando nas três letras X, que pertencem à bandeira da cidade de Amsterdam e já virou símbolo do clube.

As listras que percorrem a região dos ombros também reúnem as cores verde, amarelo e vermelho e representam o estilo musical adotado por Marley. O escudo e os logotipos da fornecedora e do patrocinador foram estampados em vermelho. Já a numeração e o nome dos dos atletas serão amarela. Nos calções e nos meiões, predomina o tom preto com listras nas cores do ritmo em questão.

Como nasceu a relação entre Marley e o Ajax

Tudo começou em 2008, quando o Ajax teve um amistoso pré-temporada no estádio do Cardiff City, no País de Gales. Após o empate por 0 a 0, foi solicitado que os torcedores visitantes não deixassem o local ainda por conta das medidas de segurança. Coube ao ex-locutor do estádio, Ali Yassine, manter a animação dos holandeses enquanto eles esperavam sua saída ser liberada.

Em entrevista ao site Bleacher Report, Yassine lembrou ficar surpreso com a animação dos torcedores quando começou a tocar Bob Marley. “No fim do jogo, a segurança decidiu manter os torcedores do Ajax no estádio e me pediram para tocar alguma música. Eu comecei com Bob Marley. Eles começaram a dançar, bater palmas e cantar junto. Quando eu fui embora do estádio pensei: ‘Uau’”.

Desde então, os torcedores adotaram a música como hino que cantam em todas as partidas. Porém o reconhecimento só ficou marcada em 2012, quando a torcida cantou Three little birds após a partida contra o Manchester United em Old Trafford e as imagens viralizaram na internet.

Os filhos do ícone também reconhecem a relação que o clube e os torcedores criaram com o pai. “Estou profundamente comovida que o Ajax tenha adotado Three Little Birds como sua própria música. Histórias como essa tocam meu coração e mostram como canções poderosas como Three Little Birds podem ser. O futebol era tudo para o meu pai. Para usar suas palavras: futebol é liberdade”, disse a filha de Bob Marley, Cedella Marley, disse m entrevista ao site do clube. Outro momento marcante foi em 2018, quando Ky-Mani Marley, um dos filhos do cantor, esteve no gramado do estádio do Ajax em uma partida pela Champions League e cantou junto com os ‘Ultras’, torcida organizada holandesa.

Foto em destaque: Divulgação / Ajax

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s