Paralimpíada: Conheça o futebol de 5 e suas regras

E chegou ao fim, no último domingo (8), a Olimpíada de Tóquio 2020! O que muita gente não sabe, é que dia 24 de agosto, estreia a Paralimpíada e o futebol de 5 é uma das modalidades a serem disputadas por nossos esportistas. Você sabe como é feita a adaptação?

O futebol de 5, como é chamado, leva esse nome por contar com cinco jogadores em campo, incluindo o goleiro. É um esporte disputado exclusivamente por atletas com deficiência visual, que jogam com vendas nos olhos, para garantir a igualdade de condições. O goleiro tem visão total e não pode ter participado, nos últimos cinco anos, de competições da FIFA.

A partida tem duração de 25 minutos e um intervalo de dez. Os jogos normalmente são disputados em quadras de futsal adaptadas, mas desde que foi inserida nos Jogos Paralímpicos de Atenas, em 2004, têm sido praticado em campos de grama sintética.

Para que a bola não saia de campo, são colocadas bandas, junto às linhas laterais, na quadra que mede 20m x 40m. As partidas são feitas em lugares silenciosos e a torcida só pode comemorar na hora do gol. 

Para auxiliar os jogadores, a bola contém guizos internos para que seja fácil de localizar e cada equipe tem um guia que fica na parte de trás do gol adversário orientando os atletas do seu time, junto ao técnico e o goleiro que também podem ajudar. 

O Brasil estreia na Paralimpíada no próximo dia 29 de agosto com a final marcada para o dia 4 de setembro. A sede da competição será a Aomi Urban Sports Park, que é uma estrutura temporária perto da vila dos atletas e montada à beira da Baía de Tóquio. 

Foto de destaque: Reprodução/André Martins

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s