Conselho Técnico da FMF define mais detalhes sobre a edição 2021 do Campeonato Mineiro feminino

América, Atletico, Cruzeiro, Funorte, Ipatinga e Social são as equipes que participarão da competição

Na tarde de ontem (10), o Conselho Técnico definiu mais detalhes sobre a edição 2021 do Campeonato Mineiro feminino. A competição irá contar com a participação de seis equipes e será iniciada no dia 25 de setembro. A final está prevista para o dia 13 de novembro. América, Atlético, que vai em busca do bicampeonato, e Cruzeiro são os representantes da capital de Minas Gerais na competição.

América, Atletico, Cruzeiro, Funorte, Ipatinga e Social são as equipes que participarão do Campeonato Mineiro feminino 2021. Diferentemente da última temporada, em que somente quatro times conseguiram participar, a competição contará com seis equipes e funcionará do seguinte modo. Todas se enfrentarão em turno único, após isso, os quatro primeiros colocados farão as semifinais, em jogos de ida e volta. A final será em partida única e está prevista para ocorrer no dia 13 de novembro.

De acordo com o edital publicado pela Federação Mineira de Futebol (FMF), os clubes se
submeterão aos protocolos sanitários e de higiene de combate a Covid-19 durante a época da realização de treinos e jogos. Já os custos de arbitragem e quadro móvel serão arcados pelos próprios clubes.

Felizmente, desta vez, a competição contará com mais equipes. Este será um campeonato mais democrático, comparado ao do ano anterior, que contou quatro equipes, sendo três da capital mineira. Mas a organização ainda pode fazer bem mais para que a competição, os times e o futebol feminino mineiro cresça e se destaque.

Vale lembrar, que a grande decisão do Mineiro de 2020 foi transmitida em TV aberta e levada para o Mineirão. Atitudes muitas positivas, mas em 2021 queremos mais, pois é para frente que se anda.

As equipes

O América, após a eliminação para o Atlético nas quartas de finais da Série A2 do Campeonato Brasileiro feminino, tem seu foco voltado para o Mineiro. Depois de 15 dias de recesso, no dia último dia 02, as Spartanas se reapresentaram no Sesc Venda Nova, onde costuma mandar seus jogos, para iniciar a preparação do estadual.

O Atlético tem duas competições pela frente. Antes do começo do Campeonato Mineiro, a equipe das Vingadoras encara o Cresspom na semifinal da Série A2. Já garantido na Série A1 de 2022, o time atleticano vai em busca do título inédito. Os jogos do Brasileirão ocorrerão nos dias 15 de agosto e 21 de agosto, às 15h00 e 10h30, respectivamente. Vale lembrar que o Atlético é o atual campeão mineiro e neste ano vai em busca do bicampeonato. O título foi conquistado de forma invicta, sobre o Cruzeiro.

O Cruzeiro, assim como o América, tem somente o Campeonato Mineiro feminino pela frente. A equipe das Cabulosas, que se garantiu na A1 de 2022, não conseguiu se classificar para a fase seguinte do Brasileirão. Desde o fim de sua participação na competição nacional o time perdeu algumas jogadoras. São elas: Stephanie Zuniga, Jajá, Thayla, Joelma e Taty Silva. Além disso, o time não conta com Mariana Santos que, apesar de ter renovado seu contrato, foi emprestada ao Besiktas. O retorno de Mariana acontece na abertura da primeira janela internacional de 2021.

O Funorte, equipe natural da cidade de Montes Claros, também estará na disputa do Campeonato Mineiro deste ano. A equipe tem como foco chegar até as fases finais da competição, para assim garantir uma vaga na Série A3 do Campeonato Brasileiro feminino, que será inaugurada em 2022.

O Ipatinga também estará focado somente no Campeonato Mineiro feminino. A equipe participou da última edição, em uma parceria com o Ideal, e enfrentou dificuldades financeiras para conseguir custear as viagens para os jogos realizados na capital mineira. O time terminou a sua participação no estadual de 2020 na 4ª colocação, com três pontos somados.

As Guerreiras do Saci, como são chamadas as jogadoras do Social, também disputarão a competição, de olho em uma vaga na Série A3 do Campeonato Brasileiro feminino. O clube da cidade de Coronel Fabriciano retornou com as atividades do time de futebol feminino em maio deste ano.

Foto de destaque: Bruno Cantini / Agência Galo / Atlético

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s