Mercado Aberto! Você sabe como surgiu o Cartola FC?

O fantasy game, que conquistou o coração dos brasileiros, teve origem lá em 2004. A ideia surgiu através de um cara chamado Newton Fleury Filho, que foi contratado pela Globo.com. A invenção então surgiu unindo três paixões: o futebol, a estatísticas e a internet.

Newton, que já jogava um game fantasy do Yahoo na década de 90 e de esportes internacionais, como da NBA e da NFL, apostou nessa ideia e fez o Brasil mudar a forma de ver o Brasileirão se importando não só com o seu time, mas também com a rodada inteira.

A competição foi ao ar pela primeira vez em 2005. O jogo funciona com cada usuário montando um time com os 11 jogadores inscritos no Campeonato Brasileiro, de acordo com as 38 rodadas da competição.

Cada participante inicia com 100 cartoletas, que é a moeda virtual do jogo. O usuário monta seu time com os jogadores e o técnico, de acordo com seu orçamento. Na montagem do time também é feita a escolha do esquema tático. Ao longo dos seus 16 anos, foi ganhando novas atualizações e cada vez mais pessoas interessadas.

No início, o jogador só tinha acesso a pontuação quando o mercado abria, ao final de cada rodada. Hoje podemos acompanhar as parciais pelo aplicativo ou pelas redes sociais, onde também encontramos dicas de escalações e novidades.

Com o passar dos anos, surgiram as ligas que foram ficando cada vez mais famosas, por conta da polarização do jogo, que começou a render prêmios aos maiores pontuadores da rodada. Com isso, surgiu o Cartola PRO, que nada mais é do que uma opção paga do fantasy game que dá benefícios exclusivos ao público que opta por essa versão.

Houve uma virada de chave após a Globo abraçar o Cartola FC e trazer ele para a TV, dando uma visibilidade maior e rendendo mais usuários ao aplicativo; permitindo que seu público acompanhe as parciais ao vivo e esteja cada vez mais conectado. 

Assim, como o jogo foi mudando ao longo do tempo, a pontuação dos jogadores em campo também foi modificada. Cada lance e jogada determina quantos pontos cada atleta vai fazer no game, dividido entre scouts do ataque e scouts da defesa.

O de ataque acaba sendo mais presente durante a partida, já que é válido para todos os jogadores de linha, não sendo contabilizados apenas para goleiros. 

Já os scouts de defesa são para jogadores que atuam na parte defensiva, como goleiros, zagueiros e laterais com cada um deles iniciando a partida com 5,00 pontos. Caso o time tome um gol, os atletas defensivos automaticamente perdem esse bônus.

Confira abaixo as tabelas: 

Em 2018, surgiu uma funcionalidade que é considerada uma das maiores novidades do jogo: a opção de escolher um capitão. O jogador selecionado para essa função tem sua pontuação dobrada independente se for positiva ou negativa.

Esse ano, o Cartola FC apresentou uma feature muito esperada por todos os cartoleiros: o banco de reservas. Com ele, cada player pode escolher um jogador substituto para cada posição em campo (Ex: um goleiro, um zagueiro, e assim sucessivamente). Se, por qualquer motivo, um dos titulares não participar da partida, ele é automaticamente substituído pelo reserva que corresponde àquela posição.

Uma coisa é certa, o Cartola FC veio pra ficar e agora faz parte da vida do torcedor.

Foto de destaque: Divulgação/Cartola FC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s