Segundo entidade, a presença de torcedores vai depender da legislação do local da partida; a notícia foi divulgada após a final da Copa América, que teve convidados no Maracanã
A Conmebol divulgou, neste domingo (11), que pretende retornar com a presença do público nos estádios a partir das oitavas de final da Libertadores e Sul-Americana. O comunicado foi feito após partida entre Brasil e Argentina, pela final da Copa América, que recebeu cerca de 1,6 mil pessoas no Maracanã.
A liberação dos torcedores, no entanto, vai depender da liberação das cidades-sede onde os jogos serão realizados. Segundo informações da entidade, deverão ser seguidas normas e protocolos sanitários para realização das partidas.
Ainda segundo a Conmebol, o “retorno gradual do público é essencial para o desenvolvimento do futebol sul-americano.”. O protocolo com algumas das normas também foi divulgado.
No total, nove países vão receber a fase que reúne 32 times, considerando as duas competições. São eles: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Atlético-MG, Fluminense, São Paulo, Palmeiras, Flamengo e Internacional são os brasileiros vivos na Libertadores. Já Grêmio, Athletico-PR, Red Bull Bragantino e Santos são os representantes na Sul-Americana.
Confira o comunicado da Conmebol:
A Confederação Sul-Americana de Futebol dá a conhecer o “Protocolo de Recomendações para o Retorno do Público nos Estádios” nos jogos da Conmebol Libertadores e da Conmebol Sul-Americana 2021, a partir das oitavas de final.
Estabelece uma série de recomendações, que devem ser discutidas com as autoridades sanitárias de cada país para sua aplicação e/ou modificação.
A Conmebol considera que o retorno gradual do público é essencial para o desenvolvimento do futebol sul-americano, razão pela qual, se as autoridades nacionais o permitirem, o retorno ao público é autorizado nas referidas competições.
Foto de destaque: Dhavid Normando/Futura Press/Estadão Conteúdo