Inglaterra vence a Dinamarca e enfrenta a Itália na final da Euro 2020

Jejum de títulos dos ingleses, que já dura mais de 50 anos, pode ser quebrado no próximo domingo

Pela primeira vez na história do torneio, a Inglaterra chegou à final da Eurocopa após vencer a Dinamarca de virada na prorrogação, em partida válida pela segunda semifinal da competição realizada na última quarta-feira (07) no estádio de Wembley, em Londres. A Seleção de Gareth Southgate terá seu último desafio na Euro 2020 contra a Itália de Roberto Mancini, que derrotou a Espanha nos pênaltis na outra semifinal.

Diante dos mais de 60 mil torcedores presentes, a equipe da casa iniciou o jogo tendo mais posse de bola e buscando mais o ataque, porém viu a Seleção Dinamarquesa abrir o placar com Damsgaard em um belíssimo gol de falta aos 30 minutos do primeiro tempo. Logo depois, o inglês Saka fez boa jogada pela direita e cruzou para a área buscando Sterling, mas ao tentar interromper a direção da bola o zagueiro e capitão dinamarquês Kjaer acabou fazendo o gol contra para a Inglaterra, igualando o placar.

Na segunda etapa, ambos os times tiveram oportunidades de gol, com os goleiros Pickford e Schmeichel fazendo boas defesas, mas o resultado no tempo normal ficou em 1 a 1. Já na prorrogação, pressão total da Seleção Inglesa no início do primeiro tempo, com grandes chances de Harry Kane e Grealish defendidas pelo goleiro dinamarquês. Aos 11 minutos, Sterling fez bela jogada e caiu na área, e o árbitro marcou um pênalti polêmico em favor da Inglaterra. Mesmo com muita reclamação da Dinamarca e a revisão do lance pelo VAR, a decisão de campo foi mantida e Harry Kane foi para a bola. O inglês cobrou no canto esquerdo do goleiro Schmeichel, que fez a defesa mas deu o rebote para a frente e, na segunda vez, o atacante do Tottenham não desperdiçou, virando o jogo para a Seleção Inglesa para o delírio dos milhares de torcedores em Wembley.

No segundo tempo da prorrogação, a Dinamarca precisava ir com tudo para buscar o empate e forçar a partida para os pênaltis, mas apesar de ter tido algumas oportunidades com Braithwaite o resultado final foi de 2 a 1 para os ingleses. A conquista da Eurocopa contra a Itália pode encerrar o jejum de títulos da Inglaterra que já dura desde 1966, quando venceu sua primeira e única Copa do Mundo.

Em retrospecto, os resultados apontam uma pequena vantagem numérica para a Itália: são 27 jogos ao longo da história, com oito vitórias para a Inglaterra e dez para a Azzurra, além de nove empates. Porém, dentro de casa, quem leva a vantagem são os ingleses: são cinco vitórias contra quatro dos italianos. Não há dúvidas de que a pressão inglesa será notada na decisão, principalmente por parte do grande público que é esperado em Wembley. Após o apito final, iremos ver se o futebol está realmente voltando para casa.

Inglaterra e Itália se enfrentam na final da Euro 2020 no próximo domingo, 11 de julho, no Estádio de Wembley. A partida tem início às 16h (horário de Brasília). 

Foto de destaque: Laurence Griffiths/Pool via Reuters

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s