Jejum de títulos dos ingleses, que já dura mais de 50 anos, pode ser quebrado no próximo domingo
Pela primeira vez na história do torneio, a Inglaterra chegou à final da Eurocopa após vencer a Dinamarca de virada na prorrogação, em partida válida pela segunda semifinal da competição realizada na última quarta-feira (07) no estádio de Wembley, em Londres. A Seleção de Gareth Southgate terá seu último desafio na Euro 2020 contra a Itália de Roberto Mancini, que derrotou a Espanha nos pênaltis na outra semifinal.
Diante dos mais de 60 mil torcedores presentes, a equipe da casa iniciou o jogo tendo mais posse de bola e buscando mais o ataque, porém viu a Seleção Dinamarquesa abrir o placar com Damsgaard em um belíssimo gol de falta aos 30 minutos do primeiro tempo. Logo depois, o inglês Saka fez boa jogada pela direita e cruzou para a área buscando Sterling, mas ao tentar interromper a direção da bola o zagueiro e capitão dinamarquês Kjaer acabou fazendo o gol contra para a Inglaterra, igualando o placar.
Na segunda etapa, ambos os times tiveram oportunidades de gol, com os goleiros Pickford e Schmeichel fazendo boas defesas, mas o resultado no tempo normal ficou em 1 a 1. Já na prorrogação, pressão total da Seleção Inglesa no início do primeiro tempo, com grandes chances de Harry Kane e Grealish defendidas pelo goleiro dinamarquês. Aos 11 minutos, Sterling fez bela jogada e caiu na área, e o árbitro marcou um pênalti polêmico em favor da Inglaterra. Mesmo com muita reclamação da Dinamarca e a revisão do lance pelo VAR, a decisão de campo foi mantida e Harry Kane foi para a bola. O inglês cobrou no canto esquerdo do goleiro Schmeichel, que fez a defesa mas deu o rebote para a frente e, na segunda vez, o atacante do Tottenham não desperdiçou, virando o jogo para a Seleção Inglesa para o delírio dos milhares de torcedores em Wembley.
No segundo tempo da prorrogação, a Dinamarca precisava ir com tudo para buscar o empate e forçar a partida para os pênaltis, mas apesar de ter tido algumas oportunidades com Braithwaite o resultado final foi de 2 a 1 para os ingleses. A conquista da Eurocopa contra a Itália pode encerrar o jejum de títulos da Inglaterra que já dura desde 1966, quando venceu sua primeira e única Copa do Mundo.
Em retrospecto, os resultados apontam uma pequena vantagem numérica para a Itália: são 27 jogos ao longo da história, com oito vitórias para a Inglaterra e dez para a Azzurra, além de nove empates. Porém, dentro de casa, quem leva a vantagem são os ingleses: são cinco vitórias contra quatro dos italianos. Não há dúvidas de que a pressão inglesa será notada na decisão, principalmente por parte do grande público que é esperado em Wembley. Após o apito final, iremos ver se o futebol está realmente voltando para casa.
Inglaterra e Itália se enfrentam na final da Euro 2020 no próximo domingo, 11 de julho, no Estádio de Wembley. A partida tem início às 16h (horário de Brasília).
Foto de destaque: Laurence Griffiths/Pool via Reuters