Em meio às celebrações da data, equipes brasileiras de futebol prestam homenagens
Hoje, 28 de junho, se comemora o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. A data é uma oportunidade para dar voz à diferentes formas de amor e colocar em evidência a luta e a opressão contra a opressão. Diante disso, clubes brasileiros de futebol se posicionaram nas redes sociais relembrando esta causa.
As homenagens estão sendo prestadas desde o primeiro dia do mês, já que junho é intitulado como o mês do orgulho. A data de hoje faz referências à Revolta de Stonewall, movimento ocorrido nos Estados Unidos em 1969, e que foi a primeira grande rebelião na luta pelos direitos das pessoas LGBTQIA+.
No último domingo (27), o Vasco lançou o seu quarto uniforme, confeccionado em homenagem ao movimento, com as cores do arco-íris. Além disso, o clube carioca também postou, em suas redes sociais, um manifesto contra a homofobia e transfobia no esporte brasileiro.
Germán Cano, atacante do Vasco, levantou a bandeira LGBTQIA+ durante a comemoração do gol que deu a vitória para a equipe carioca sobre o Bruque. João Pedro, também atacante, publicou uma foto nas redes sociais com suas mães, Priscila Contreiras e Luana Cavalcante.
O Vasco não foi a única equipe a entrar em campo com as cores do arco-íris. O zagueiro Nino, capitão do Fluminense, usou a camisa número 24 diante do Corinthians. Os atletas do Flu usaram seus números em arco-íris, assim como o Flamengo, que também aderiu à causa.
Confira algumas das homenagens dos clubes:
Para encontrar mais homenagens à data, clique aqui.
Foto de destaque: Reprodução/Instagram