Olimpíadas: o que esperar da Seleção Brasileira feminina

As Olimpíadas já estão batendo na porta e depois da convocação de Pia Sundhage, técnica da Seleção Brasileira de futebol feminino, que foi pra lá de polêmica, o clima esquentou. No ranking da FIFA, o Brasil ocupa, atualmente, a sétima posição e enfrenta, logo na fase de grupos, uma das grandes potências do futebol feminino: Holanda.

A seleção dos Países Baixos, que foi vice-campeã mundial em 2019, perdendo a final para os Estados Unidos é a quarta colocada no ranking mundial da FIFA, estando atrás apenas das norte-americanas, da Alemanha e da França, e, por isso, foi uma das cabeça de chave do sorteio.

Junto com as canarinhas e a Holanda, estão no grupo: as seleções da China, um dos principais times da Ásia, que se classificou para as Olimpíadas por meio de um torneio classificatório, e Zâmbia, que por sua vez, é apenas a 104ª colocada no ranking da FIFA, mas conquistou a vaga por meio do pré-olímpico da África.

Sem poder contar com a experiência e qualidade da Cris na área, já que a jogadora ficou fora da lista de Pia, 11 das 18 convocadas já disputaram Olimpíadas, enquanto sete são estreantes e 12 atuam no Brasil, o que mostra o movimento da categoria dentro do país.

Destaques da seleção:

O gol da seleção

No gol, Barbara deve ser a titular. A goleira tirou lágrimas dos olhos dos torcedores na disputa de pênaltis no Mineirão, nas quartas de final dos Jogos do Rio em 2016, mas a sua atual performance não deve ou deveria garantir a titularidade absoluta, tendo em vista que no banco teremos uma Lelê, ex-Corinthians e agora Benfica, que possui em seu currículo feitos impressionantes.

Falta da Cris

Com a convocação podemos concluir que o projeto ouro está para a próxima Olimpíada e essa, apesar de uma seleção talentosíssima, deve ser usada como teste. O pódio da competição é decidido em poucos jogos e isso pode afetar o psicológico das jogadoras novas, que estão se estabilizando no futebol nacional, mas isso não quer dizer nem de longe que o talento não esteja lá. Nessas horas, jogadoras mais experientes, como Marta, Formiga e a própria Cris fazem toda a diferença.

Apesar de não ter despontado no Palmeiras, Cristiane é jogadora de seleção, que brilha ao vestir o uniforme. Mesmo que não fosse titular, Pia teria no banco uma jogadora que alia qualidade com experiência.

Dependência de peças chaves

Já ouvimos pela boa da própria camisa 10 da seleção “Não vai ter uma Formiga para sempre, não vai ter uma Marta para sempre, não vai ter uma Cristiane, e o futebol feminino depende de vocês para sobreviver (novas jogadoras)”. De fato, o trabalho de renovação precisa ser feito. Demorou muito, mas o Brasil, finalmente, começou a criar uma estrutura. Calendário, divisões mais estruturadas e maior investimento nos grandes clubes abriu porta para muitas meninas enquanto os pequenos clubes não conseguiram manter suas jogadoras quando a pandemia começou, em 2020.

Claro que temos que ir com a melhor equipe, colocando atletas que têm qualidade para jogar na seleção, mas ainda dependemos muito da qualidade e, principalmente, visão de jogo das mais velhas até que as meninas novas de hoje sejam as estrelas de amanhã, com todo suporte técnico e financeiro que necessitam.

Brasil x Jamaica – Copa do Mundo Feminina 2019
Foto: Assessoria/CBF

O futuro nas Olimpíadas

A seleção de hoje é decisivamente uma das mais fortes que tivemos. Mas para chegar no tão sonhado ouro será preciso bater as grandes potências que estão anos luz na frente do Brasil, quando falamos no incentivo necessário para formar uma jogadora de ponta. Passar da fase de grupos é possível, mas para as quartas de finais será preciso um pouco mais do que apresentamos até agora. Mas como todo bom brasileiro: “a esperança é a última que morre”.

Foto de destaque: Richard Callis/SPP/CBF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s