Primeira fase do Brasileirão feminino se aproxima do fim e alguns times já têm futuro definido

No próximo sábado (19), Flamengo x Avaí/Kindermman e São José x Ferroviária abrem a penúltima rodada da fase inicial da competição

Após 13 rodadas, a primeira fase da Série A1 do Brasileiro feminino está próxima de chegar ao fim. Em duas rodadas, a etapa de pontos corridos será finalizada, mas o futuro de alguns times já se encontra traçado no campeonato. Enquanto a última vaga para as oitavas de final já pode ser definida no sábado (19), a luta para fugir do rebaixamento segue acirrada.

Corinthians e Palmeiras

Com 34 pontos somados, o atual campeão da competição ocupa a 1ª colocação. No sábado (19), às 20h, o Corinthians encara o Minas Brasília, no Parque São Jorge. No dia 24, a equipe encara o Avaí/Kindermman, em Caçador. O time paulista já está garantido na próxima fase, mas, neste momento, segue disputando a liderança com o Palmeiras.

A equipe alviverde é a 2ª colocada do Brasileirão feminino, com 31 pontos. As Palestrinas estão invictas e garantidas nas oitavas de final. O Palmeiras segue vivo na disputa pelo 1º lugar, porém, para isso, é preciso que o time some pontos e o Corinthians tropece. O time tem pela frente o Napoli, em casa, no domingo (20), às 19h. Também no dia 24, o Minas Brasília é o adversário da vez.

Santos, o GreNal, Ferroviária e São Paulo

No momento, Santos, Grêmio e Internacional ocupam, respectivamente, a 3ª, 4ª e 5ª posição na tabela. Já classificadas, as equipes somam 24 pontos. Logo atrás, na 6ª colocação, está o também já classificado São Paulo, com 23 pontos. Com a mesma pontuação, porém no 7º lugar, e já garantido na próxima fase, está a Ferroviária.

Nas próximas duas rodadas, o Santos encara o Botafogo, fora de casa, e depois recebe o Cruzeiro. No domingo (20), terá GreNal. O Inter recebe o Grêmio, às 20h. Na sequência, as Gurias Coloradas encaram o Real Brasília e as Gurias Gremistas enfrentam o Botafogo.

No sábado (19), a Ferroviária visita o São José e, na rodada seguinte, recebe o Flamengo. O São Paulo encara Real Brasília e Bahia, respectivamente. Matematicamente, as equipes podem ser alcançadas somente pelo Avaí/Kindermman, que no momento é o 8º colocado.

Avaí/Kindermman, Flamengo e Real Brasília

Na próxima rodada, a 8ª vaga para a fase seguinte poderá ser definida. O Avaí/Kindermman, com 20 pontos somados, encara o 9º colocado Flamengo, que tem 15 pontos. Em caso de triunfo do time carioca diante da equipe de Caçador, a disputa pela última vaga se encaminhará para a rodada final, em que o Flamengo encara a Ferroviária e o Avaí/Kindermman enfrenta o Corinthians.

O Real Brasília também está vivo na luta pela 8ª colocação. Com os mesmos 15 pontos do Flamengo, precisa vencer seus dois jogos e torcer pelo triunfo flamenguista ou empate entre o Rubro-Negro e a equipe catarinense na rodada 14, além de derrota dos dois times no último jogo. O Real tem pela frente o São Paulo, no domingo (20), às 15h, e no dia 24, o Internacional.

Foto: Reprodução/Corinthians

Minas Brasília, Botafogo, Cruzeiro, São José, Napoli e Bahia

Na luta pela fuga do rebaixamento, o Minas Brasília, 11º colocado da competição, com 11 pontos somados, enfrenta o Corinthians e o Palmeiras nas rodadas finais. Na 12ª posição e com 10 pontos, o Botafogo, que conquistou acessou à Serie A1 neste ano, encara o Santos, dia 19, às 18h, e o Grêmio, na próxima semana. As equipes de Brasília e do Rio de Janeiro dependem apenas de si.

Na 13ª colocação e já na zona de rebaixamento, o Cruzeiro soma nove pontos e tem pela frente o Bahia, no domingo (20), às 17h. Na última rodada, o time encara o Santos. Além da soma de pontos em seus jogos, é preciso que Minas Brasília e/ou Botafogo tropecem. O São José também tem nove pontos e ocupa o 14º lugar da tabela.

Para escapar do rebaixamento, a equipe paulista precisa somar pontos e contar com o resultado ruim de, pelo menos, dois de seus adversários na disputa pela permanência na Série A1. O São José encara a Ferroviária no sábado (19), às 15h, e na rodada final enfrenta o Napoli, 15º colocado, com sete pontos. Na 14ª rodada, a equipe catarinense encara o Palmeiras. Caso vença somente um de seus jogos, é preciso que São José, Cruzeiro e Botafogo tropecem.

O Bahia chega à 14ª rodada com remota chance de permanecer na Séria A1 do Brasileiro. A equipe ocupa a 16ª posição, com quatro pontos somados. Para que não seja rebaixado, é necessário vencer seus jogos diante de Cruzeiro e São Paulo, marcando mais de cinco gols. Além disso, a melhor combinação de resultados seria a vitória do Napoli diante do São José, derrotas de Napoli, São José e Cruzeiro na rodada final e ainda contar com a derrota do Botafogo em seus dois jogos.

Vale destacar

Dentre as sete equipes que já se encontram classificadas, cinco são do Estado do São Paulo. Além do mais, Grêmio e Internacional, os únicos representantes do Rio Grande do Sul na competição, já garantiram suas respectivas vagas no torneio.

Foto de destaque: Lucas Figueiredo/CBF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s