O anúncio foi feito pelo vice-presidente geral, Rodrigo Dunshee de Abranches, em suas redes sociais
Será que vem aí mais paralização? O vice-presidente do Flamengo, Rodrigo Dunshee de Abranches, falou em suas redes sociais nesta sexta-feira (11) que o time entrou com um pedido no Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para que o Campeonato Brasileiro seja paralisado durante a Copa América, que será realizada entre 11 de junho e 10 de julho.
Em suas redes sociais, o dirigente destaca que a CBF precisa promover o equilíbrio das competições. “Por conta desse desequilíbrio, o Flamengo se socorreu ao STJD, para que, como em 2019, seja paralisado o Campeonato durante a Copa América”, publicou o vice-presidente.
Confira o texto completo
“Fla venceu apertado hoje o “jogo de ida” da Copa do Brasil com o time desfalcado pela ausência de 4 jogadores brasileiros e 2 estrangeiros. Palmeiras foi desclassificado e estava sem jogadores cedidos. Vem a Copa América e, ao contrário de 2019, não querem suspender o campeonato.
A CBF precisa promover o equilíbrio das competições. A base da competição é a isonomia entre os concorrentes e isso está no artigo primeiro do regulamento. Somos a favor da seleção, mas com paralisação do campeonato. O mundo civilizado funciona assim.
Não podemos prosseguir sacrificando as competições nacionais e os clubes para fazer frente às seleções. Não dá para retroceder. Por conta desse desequilíbrio, o Flamengo se socorreu ao STJD, para que, como em 2019, seja paralisado o Campeonato durante a Copa América.
Os clubes não podem continuar a jogar suas chances nas competições e os milhões investidos pelo ralo para promover torneios da seleção. Precisamos repensar o futebol brasileiro. Há que se respeitar o regulamento das competições que prevê que a base de tudo é a isonomia.
Não estamos sendo ouvidos pela CBF, o que nos fez pedir a intervenção da justiça desportiva. É a oportunidade que temos de rever certos conceitos. Não há como privar alguns clubes de seus melhores jogadores e outros não.
Acreditamos que a justiça será feita. Quem trabalha com verdade e com ética não pode deixar de buscar seus diretos. O regulamento precisa ser cumprido. Há que se ter igualdade de oportunidades entre os participantes e isonomia. Basta ler o regulamento.”
Crise com Gabigol
Além do fato do calendário e da falta de várias peças para seu elenco por conta da Copa América, o rubro-negro também não vive seus melhores momentos com Gabigol. O atacante sofreu um pequeno edema na coxa após o jogo contra o Paraguai na terça-feira (08) e, apesar do clube ter sido avisado pela CBF, o Flamengo relacionou o camisa 9 para o jogo contra o Coritiba – que aconteceu na ontem (10) – e esperou o atleta se reapresentar para fazer a própria avaliação.
Porém, Gabigol não se reapresentou. O retorno estava marcado para a noite de quarta-feira (09), mas apenas Éverton Ribeiro apareceu, causando ainda mais estranhamento. Com a convocação do atacante para a Copa América e o início de preparação começa nesta sexta (11), ele só volta ao Flamengo depois do término da participação brasileira no torneio.
Além de Gabigol e Éverton Ribeiro, os desfalques do Flamengo para o período são Pedro e Gerson, que estão servindo a Seleção Olímpica, Arrascaeta e Isla com as seleções uruguaia e chilena e Rodrigo Caio com dores no joelho.
Foto em destaque: Lucas Figueiredo/CBF