Formiga está de volta ao São Paulo

Aos 43 anos, ícone do futebol feminino brasileiro deixa o PSG e é anunciada pelo Tricolor Paulista

Nesta segunda-feira (07), o São Paulo anunciou a volta da Formiga, que está saindo do Paris Saint-Germain. De volta ao clube depois de 21 anos, a meio-campista assinou o contrato com o time paulista até o fim de 2022. Miraildes Maciel Mota, também conhecida como Formiga, deve se apresentar somente depois da Data FIFA, entre os dias 07 e 15 de junho, quando a Seleção Brasileira disputará amistosos preparatórios para os Jogos Olímpicos de Tóquio. A jogadora foi convocada e defenderá o Brasil contra a Rússia e o Canadá, nos dias 11 e 14 de junho, respectivamente.

Formiga joga futebol profissionalmente desde 1993 e tem uma carreira repleta de títulos e conquistas pessoais. Seu primeiro clube profissional foi o São Paulo, onde já conquistou uma Copa do Brasil e um Campeonato Brasileiro, ambos em 1997. Mas o clube que a jogadora mais levantou taças foi o São José. Por lá, acumulou três Campeonatos Paulistas, três Libertadores, duas Copas do Brasil e um Mundial de Clubes.

No PSG, Formiga chegou a atuar por quatro anos e conquistou dois títulos nacionais, uma Copa da França e um Campeonato Francês. Além do PSG, São Paulo e São José, já passou por alguns outros clubes de peso no cenário do futebol feminino mundial, como o Chicago Red Stars e o FC Gold Pride, dos Estados Unidos, o Rosengard, da Suécia, e o Santos.

Já pela Seleção, Miraildes coleciona feitos. Em 2019, se tornou a primeira atleta a participar de sete Copas do Mundo, além de ser a única jogadora de futebol a ir em seis edições das Olimpíadas (que podem virar sete esse ano). Com todas essas participações, Formiga é a atleta, entre homens e mulheres, que mais vestiu a camisa da Seleção Brasileira. Com 43 anos de idade, também é a jogadora mais velha a participar e a marcar um gol em Copa do Mundo.

Ainda pela Amarelinha, a meio-campista já conquistou a Copa América de 2018 e três ouros dos Jogos Pan-Americanos. E depois de 21 anos fazendo história pelo mundo, Formiga volta para casa vestindo a camisa do São Paulo, clube de sua formação profissional, para continuar sua história no futebol brasileiro.

Foto de destaque: Reprodução/TV SPFC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s