Treinador do Chelsea também afirma que o Manchester City é referência na Europa hoje
Sábado, às 16h (horário de Brasília), Chelsea e Manchester City decidem a grande final da Champions League. De volta a Lisboa, em sua segunda final seguida, o técnico alemão Thomas Tuchel admitiu que enxerga fatores diferentes entre aquele que ganhou o vice-campeonato com o PSG e o que buscará o título agora com os Blues.
Tuchel pontuou também que todos os jogos adicionaram experiências que impactaram os treinamentos e frisou que chegar a essa final é bem diferente do que o caminho percorrido pelo PSG, com jogos somente de ida.
“Chego mais inteligente e experiente na minha segunda final. O mesmo para Thiago (Silva). Mas a situação é bem diferente, já que chegamos no ano passado em um torneio em que disputamos duas partidas a eliminar e depois a final. Isso parece muito diferente porque percorremos um longo caminho. Com o Frank na fase de grupos, nas eliminatórias fizemos seis partidas para chegar, é uma sensação bem diferente”.
Na última rodada da Premier League, o Chelsea perdeu de 2 a 1 para o Aston Villa. O técnico lamentou a derrota, mas admitiu o alívio de ter alcançado o objetivo de classificar o time para a próxima Champions League e também sobre a referência do rival, Manchester City, para o futebol europeu.
“O Manchester City é a referência na Europa. Nós somos os caras que querem alcançá-los e diminuir a distância. Queremos desafiá-los e é o que vamos fazer no Porto.”
O técnico deixou a situação do meia Kanté em aberto, declarando que só poderá confirmar sua recuperação de lesão após os treinamentos da semana. E sobre a questão do goleiro Mendy, Tuchel também disse que é necessário aguardar, mas se mostrou confiante.
E quando questionado se há um sinal de alerta, já que o Chelsea vem de três derrotas nos últimos quatro jogos, ele afirmou que sim, mas não pela aproximação da final.
“Isso me preocupa porque sempre me preocupa quando perdemos. Não é tão fácil controlar essas derrotas porque os dados e estatísticas que produzimos não indicam que seja lógico perder. Estamos concentrados porque, como eu disse, a pior sensação é a de perder.”
Essa é a terceira final disputada pelos Blues. Na temporada 2007/2008, foi vice contra o Manchester United e venceu na temporada 2011/2012, contra o Bayern de Munique.
Foto de destaque: Getty Images