Por enquanto, as medidas só são válidas para os campeonatos geridos pela AFA, mas podem afetar os times argentinos na Libertadores e na Sul-Americana
Mais uma influência da pandemia de coronavírus na Sul-Americana. Pouco mais de 20 dias antes do começo da Copa América, o governo argentino anunciou medidas mais restritivas contra a pandemia. Isso fez com que a AFA, Federação Argentina de Futebol, anunciasse nesta sexta-feira (21) a suspensão de todos os jogos do campeonato nacional até dia 30 de maio.
Por enquanto, a medida não afeta os jogos dos times argentinos na Libertadores e Sul-Americana ou a Copa América, pois quem organiza os torneios é a CONMEBOL. A instituição já avisou que todos os jogos de suas competições permanecem de pé até segunda ordem. Lembrando que o país iria sediar a Copa América a partir de 13 de junho em colaboração, mas a Colômbia desistiu por conta de um momento político conturbado.
A Argentina é hoje o país com mais mortes por milhão de habitantes: 16,46. Ao todo 72.699 pessoas morreram no país por conta da Covid-19, com 3.450.000 de casos registrados. A vacinação também anda em passos pequenos visto a situação caótica, com 2.150.000 de pessoas já totalmente imunizadas. Isso representa apenas 4,8% da população total da Argentina.
“A AFA colabora com as autoridades nacionais, provinciais e municipais desde 20 de março de 2020 no desenvolvimento de protocolos de saúde dirigidos ao cuidado da família do futebol e da sociedade em geral, respeitando todas e cada uma das decisões tomadas pelos nossos. líderes e por especialistas em epidemiologia. Por isso, neste momento em que o nosso querido país deve fazer um esforço extra para controlar esta pandemia angustiante que nos aflige, a AFA e todos nós que fazemos futebol voltaremos a acompanhar as autoridades nacionais, suspendendo a programação dos jogos correspondentes ao todas as competições locais por um período de 9 dias”, diz o comunicado publicado pela AFA nesta sexta-feira.
As semifinais da Copa da Liga Argentina, que aconteceriam no final de semana entre Independiente x Colón e Racing x Boca Juniors, serão reprogramadas para quando a situação melhorar.
Jogos envolvendo times argentinos nas competições da Conmebol
Libertadores
River Plate x Fluminense (terça-feira, 25/5)
Racing x Rentistas (terça-feira, 25/5)
Boca Juniors x The Strongest (quarta-feira, 26/5)
Defensa y Justicia x Independiente del Valle (quinta-feira, 27/5)
Sul-Americana
Newell´s Old Boys x Atlético-GO (terça-feira, 25/5)
Independiente x Guabirá (quarta-feira, 26/5)
Rosario Central x 12 de Octubre (quarta-feira, 26/5)
Arsenal x Bolivar (quinta-feira, 27/5)
Lanús x Aragua (quinta-feira, 27/5)
Foto de destaque: Divulgação/AFA