Federação argentina anuncia suspensão do futebol nacional até 30 de maio

Por enquanto, as medidas só são válidas para os campeonatos geridos pela AFA, mas podem afetar os times argentinos na Libertadores e na Sul-Americana

Mais uma influência da pandemia de coronavírus na Sul-Americana. Pouco mais de 20 dias antes do começo da Copa América, o governo argentino anunciou medidas mais restritivas contra a pandemia. Isso fez com que a AFA, Federação Argentina de Futebol, anunciasse nesta sexta-feira (21) a suspensão de todos os jogos do campeonato nacional até dia 30 de maio.

Por enquanto, a medida não afeta os jogos dos times argentinos na Libertadores e Sul-Americana ou a Copa América, pois quem organiza os torneios é a CONMEBOL. A instituição já avisou que todos os jogos de suas competições permanecem de pé até segunda ordem. Lembrando que o país iria sediar a Copa América a partir de 13 de junho em colaboração, mas a Colômbia desistiu por conta de um momento político conturbado.

A Argentina é hoje o país com mais mortes por milhão de habitantes: 16,46. Ao todo 72.699 pessoas morreram no país por conta da Covid-19, com 3.450.000 de casos registrados. A vacinação também anda em passos pequenos visto a situação caótica, com 2.150.000 de pessoas já totalmente imunizadas. Isso representa apenas 4,8% da população total da Argentina.

“A AFA colabora com as autoridades nacionais, provinciais e municipais desde 20 de março de 2020 no desenvolvimento de protocolos de saúde dirigidos ao cuidado da família do futebol e da sociedade em geral, respeitando todas e cada uma das decisões tomadas pelos nossos. líderes e por especialistas em epidemiologia. Por isso, neste momento em que o nosso querido país deve fazer um esforço extra para controlar esta pandemia angustiante que nos aflige, a AFA e todos nós que fazemos futebol voltaremos a acompanhar as autoridades nacionais, suspendendo a programação dos jogos correspondentes ao todas as competições locais por um período de 9 dias”, diz o comunicado publicado pela AFA nesta sexta-feira.

As semifinais da Copa da Liga Argentina, que aconteceriam no final de semana entre Independiente x Colón e Racing x Boca Juniors, serão reprogramadas para quando a situação melhorar.

Jogos envolvendo times argentinos nas competições da Conmebol

Libertadores

River Plate x Fluminense (terça-feira, 25/5)
Racing x Rentistas (terça-feira, 25/5)
Boca Juniors x The Strongest (quarta-feira, 26/5)
Defensa y Justicia x Independiente del Valle (quinta-feira, 27/5)

Sul-Americana

Newell´s Old Boys x Atlético-GO (terça-feira, 25/5)
Independiente x Guabirá (quarta-feira, 26/5)
Rosario Central x 12 de Octubre (quarta-feira, 26/5)
Arsenal x Bolivar (quinta-feira, 27/5)
Lanús x Aragua (quinta-feira, 27/5)

Foto de destaque: Divulgação/AFA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s