Ainda vetada no Brasil, Conmebol diz que lote de 50 mil vacinas é prioridade para futebol sul-americano

A Conmebol já comunicou que iria receber a doação de 50 mil doses contra a Covid-19. Produzida pela Sinovac, a vacina chegará ao Uruguai na próxima quarta-feira (28)

No dia 28 de abril, as doses da vacina devem chegar ao Uruguai. A entidade define nesta sexta-feira a logística para entrega aos países afiliados. Legislação brasileira veta uso pela iniciativa privada.

De acordo com a entidade, o processo de distribuição da vacina para os países da América do Sul vai respeitar o protocolo estabelecido em cada local. Como os grandes fabricantes de vacina não negociam com empresas privadas, mas apenas com Estados, a solução encontrada foi uma intermediação do governo do Uruguai.

Quanto à ordem de prioridade, a Conmebol informou que as equipes participantes da Copa América estão em primeiro na lista para receber o imunizante. Na sequência, jogadores e jogadoras da primeira divisão de cada país. Além dos atletas, comissões técnicas e assistentes também estão incluídos, assim como os árbitros e demais pessoas que fazem parte da organização das partidas.

A CBF precisa de autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para receber as doses. O órgão informou que ainda não foi consultado pela Confederação Brasileira de Futebol sobre o tema.

Questionada pela imprensa, a entidade brasileira ainda não se manifestou publicamente sobre a doação de doses. No entanto, o presidente da CBF, Rogério Caboclo, já demonstrou interesse em adquirir vacinas, desde que o Congresso libere. A aquisição de imunizantes pela iniciativa privada está em discussão na Câmara dos Deputados.

A Copa América vai de 13 de junho a 10 de julho e reunirá dez seleções sul-americanas na Argentina e Colômbia. O Brasil estreia contra a Venezuela.

Foto de destaque: Fernando Moreno/AGIF/Estadão Conteúdo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s