Espanha profissionalizará oficialmente o futebol feminino

Com a transição, Espanha se junta à Inglaterra como as únicas ligas femininas com divisões totalmente profissionais na Europa

Na última quinta-feira (25), Irene Lozano, presidente do Conselho Superior de Esportes (CSD) e secretária de estado do esporte espanhol, anunciou que a Liga Feminina de Futebol se prosssionalizará oficialmente.

No final de junho do ano passado, a Federação Espanhola de Futebol (RFEF) já havia declarado que as ligas femininas de 1ª e 2ª divisões, além da liga de futsal, de ambas as categorias, seriam profissionalizadas.

Estas competições eram consideradas futebol amador, mas a RFEF fez uma alteração em dois dos seus estatutos que permitem que esta classificação seja estabelecida para as competições que reúnam condições materiais, econômicas, profissionais e de trabalho que o tornem aconselhável”, afirmou a organização em nota oficial.

Como resultado do planejamento, o projeto está pronto para sair do papel. A partir da temporada 2021/22, Liga Ellas será o novo nome da primeira divisão do Campeonato Espanhol feminino. No entanto, com a mudança do torneio que conta com 18 times, passará a ter apenas 16, já que o formato será igual ao do masculino. Os ativos do torneio, incluindo os direitos televisivos de 13 clubes com uma produtora do país, ficarão a cargo de um órgão privado e independente.

Sabemos que existem diversos clubes que assinaram contratos de direitos audiovisuais que são o grande trunfo que eles podem comercializar. Isso faz parte de um pacote que já começou a ser negociado e há uma grande vontade da Mediapro em facilitar isso, que ainda é uma transição”, disse a presidente.

Durante o período de transição, que deve durar até 2024, o CSD, com aval da RFEF e dos clubes, deverá supervisonar a competição.

Foto de destaque: Inma Flores/FC Barcelona

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s