FPF volta atrás e decide que Paulistão vai continuar em Volta Redonda, no Rio de Janeiro

Anúncio foi feito após a Federação Paulista de Futebol afirmar, na manhã desta segunda-feira (22), que iria respeitar o Governo estadual de São Paulo

Na manhã desta segunda-feira (22), a Federação Paulista de Futebol (FPF) voltou a se reunir com os clubes da primeira divisão do Paulistão e decidiu acatar o decreto emergencial do plano de contenção do novo coronavírus do Governo de São Paulo. No entanto, no fim da tarde, foi anunciado que as partidas acontecerão em Volta Redonda, no Rio de Janeiro.

O período da proibição de jogos anunciado pelo Governo de São Paulo vai do último dia 15 ao dia 30 de março e, dessa forma, a quinta, sexta e sétima rodada seriam suspensas. A FPF havia desistido de levar os jogos para outros estados, bem como de ajuda na Justiça para a realização das partidas, mas, segundo informações da ‘TNT Sports’, as partidas voltam a acontecer nesta terça-feira (23), em solo carioca.

Corinthians e Mirassol se enfrentam às 21h, no Estádio Raulino de Oliveira, em partida válida pela quinta rodada do estadual. Palmeiras e São Bento também acontecerá na cidade, mas será remarcado e ainda não tem uma data prevista.

Posicionamento

Felipe Melo, capitão do Palmeiras, se posicionou nas redes sociais a respeito das mudanças de última hora. Confira:

Confira a nota que adiava o campeonato na íntegra:

A Federação Paulista de Futebol, os 16 clubes do Paulistão Sicredi, os Sindicatos dos Atletas, dos Árbitros e dos Treinadores se reuniram virtualmente nesta segunda-feira. Abaixo, as deliberações deste encontro:

– A Federação Paulista de Futebol e os 16 clubes decidiram por unanimidade suspender a realização das rodadas do período de Fase Emergencial no Estado de São Paulo, especificamente das rodadas 5, 6 e 7 da competição, cujos jogos serão reagendados e publicados em momento oportuno;

– Diante dessas suspensões, a FPF estudou a realidade de calendário dos clubes e apresentou aos participantes. Todos estão de acordo que serão necessários esforços para adequar o agendamento dos jogos;

– O Comitê Médico da FPF, composto por profissionais da federação e dos clubes, reitera a segurança do protocolo de saúde elaborado e aprovado por todos os órgãos competentes;

– A FPF e os clubes, por meio de seus departamentos de Comunicação e Marketing, se reunirão com o propósito de intensificar as campanhas relativas aos cuidados de higiene, isolamento social e vacinação, visando amplificar as informações sobre medidas sanitárias de combate à pandemia;

– Por fim, a FPF e todos os clubes participantes reiteram publicamente que o Paulistão Sicredi será retomado a partir do dia 31/3 e o término da competição acontecerá na data prevista, 23 de maio.

Entenda o caso

Assim que as novas medidas restritivas foram divulgadas pelo Governo de São Paulo, a FPF, em nota oficial, tentou utilizar argumentos para não seguir a decisão. Além disso, questionou os critérios do Governo estadual e afirmou que os argumentos para manter a paralisação “fogem de qualquer conceito médico e científico”.

Depois disso, tentou levar as partidas do Paulistão para outros estados, mas não obteve retorno, já que a situação da pandemia está crítica no país inteiro. Em reunião, os clubes sugeriram entrar na Justiça para a liberação dos jogos.

Na semana passada, clubes e FPF se reuniram para discutir a judicialização. A votação estava empatada em oito a oito, mas a Ferroviária mudou o voto que decidiu pela desistência da ação. Os clubes que votaram a favor foram São Paulo, Guarani, Ituano, Inter de Limeira, São Bento, Mirassol e Novorizontino. Já Corinthians, Palmeiras e Santos ficaram com Ferroviária, Ponte Preta, Santo André, Red Bull Bragantino e São Caetano, decidindo votar contra.

Na noite de hoje (22), a FPF comunicou que o campeonato irá acontecer em Volta Redonda, no Rio de Janeiro.

Foto de destaque: Fernando Vidotto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s