UEFA sorteia quartas de final de Champions League e Europa League

Com direito a reedição das finais de 2020 e 2018, os confrontos acontecem nas primeiras semanas de abril

Habemus quartas de final! Depois de muita emoção nas oitavas de final, na manhã desta sexta-feira (19) a UEFA sorteou as quartas de final da Champions League e Europa League. Os confrontos acontecerão nas duas primeiras semanas de abril: os jogos de ida da Champions nos dias 06 e 07 e os de volta dias 13 e 14. No caso da Europa League, todos os jogos acontecerão dia 08 e a volta no dia 15.

Na Champions, teremos reedição de duas finais: Real Madrid encontra o Liverpool como em 2018 e Bayern de Munique e PSG se reencontram após a final de 2020. Os outros confrontos das quartas ficam por Manchester City x Borussia Dortmund e Porto x Chelsea. Na Europa League, os confrontos também são bem equilibrados: Arsenal x Slavia Praga, Manchester United x Granada, Ajax x Roma e Dínamo Zagreb x Villareal.

O caminho em busca da Orelhuda

Os confrontos da Champions League prometem ainda mais emoção. Com dois jogos por dia, quem abre as quartas de final no dia 06 é Real Madrid e Liverpool. A situação atual dos dois times são bem parecidas, mas bem distantes daquele 26 de maio de 2018. Apesar das peças dos times não mudarem tanto, espanhóis e ingleses sofrem muito na temporada, principalmente com as baixas do departamento médico. No caso merengue, o time de Zinedine Zidane chegou a jogar o primeiro jogo contra a Atalanta com sete desfalques do time titular no DM. Já em Anfield, as principais peças do sistema defensivo continuam sem condições físicas de entrar em campo. Mesmo com todos os desfalques, são 19 títulos de Champions League em jogo.

Também no dia 06, o Manchester City encontra o Borussia Dortmund. Para os dois times, é a grande chance de mostrar a que veio. Enquanto a fase da equipe de Pep Guardiola é quase perfeita, o Borussia Dortmund ainda tem muito a evoluir. Porém, enquanto o City procura seu primeiro título continental, o Dortmund já tem uma casca para esse tipo de competição. Além disso, teremos o encontro de Haaland com o ex-time de seu pai, o lateral direito Alf-Inge Rasdal Haaland. Os dois times que jogam no dia 06 decidem a vaga no dia 14.

Na quarta-feira, dia 07, teremos outros grandes confrontos: Bayern de Munique e PSG voltam a se enfrentar depois da final da temporada passada, onde os alemães foram campeões com a vitória por 1 a 0. Assim como Real Madrid e Liverpool, alemães e franceses não vivem a mesma fase da temporada passada. Apesar de não viver seu melhor momento, os bávaros tentam provar, mais uma vez, o por quê são considerados um dos melhores times da atualidade. Já os parisienses tentam o primeiro título da competição e se firmar de vez como uma grande potência mundial. Para isso, podem contar com a volta de Neymar, que não jogou nas oitavas por conta de uma lesão na coxa.

O último confronto coloca à frente Chelsea e Porto: dois times que não eram favoritos para seus confrontos das oitavas. Enquanto o Chelsea bateu o Atlético de Madrid de Diego Simeone, que chegou às quartas de final da temporada passada, o Porto eliminou a toda-poderosa Juventus, com Cristiano Ronaldo e companhia. Os londrinos melhoraram bastante com a chegada de Thomas Tuchel no comando, não perdendo nenhum jogo até agora (nove vitórias e quatro empates). Apesar dos portugueses estarem em segundo lugar no campeonato nacional, com 10 pontos de diferença do Sporting, a garra que o Porto teve para conquistar a vaga, principalmente no segundo jogo, pode trazer mais surpresas para as quartas de final. As duas partidas de volta foram marcadas para o dia 13.

Nas semifinais, o vencedor do confronto Bayern x PSG terá como rival quem for melhor de Manchester City x Borussia Dortmund. Do outro lado, o time que avançar do duelo entre Real Madrid e Liverpool encara o classificado de Porto x Chelsea. A sede está definida para o Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, na Turquia, dia 29 de maio.

Enquanto isso, na Europa League…

Na Europa League teremos os quatro jogos acontecendo no mesmo dia. O jogo de ida será na quinta-feira, dia 08 de abril, e a volta no dia 15. Apesar dos confrontos da UEFA Champions League serem mais badalados, a Liga Europa também não deixa a desejar em quesitos de emoção e isso ficou bem claro após as oitavas de final.

Um dos grandes favoritos ao título, o Manchester United chega às quartas com bastante moral após eliminar o Milan pelo placar agregado de 2 a 1. Apesar de ainda patinar um pouco na Premier League, perdendo ou empatando jogos com times mais fracos, os Red Devils continuam sendo um dos grandes favoritos ao título. O seu adversário é o espanhol Granada, que eliminou Molde com o placar agregado de 3 a 2. O time é uma das grandes surpresas da competição, principalmente depois de eliminar o Napoli no início da fase de mata-mata.

O outro inglês classificado é o Arsenal, que vem crescendo bastante após uma fase bem conturbada com Mikel Arteta no comando. Apesar dos Gunners permanecerem no meio da tabela da Premier League, em 10º lugar, o time de Londres parece estar no caminho certo para encontrar seu “time perfeito”. Do outro lado do confronto, o Slavia Praga vem como outra grande surpresa da competição. Os tchecos chegam às quartas de final após eliminar Leicester e Rangers, que eram amplos favoritos para os dois duelos. Será um ótimo confronto para os ingleses provarem que a boa fase volta a reinar o Emirates Stadium. Do outro lado, o Slavia Praga tem mais uma chance de ser a grande surpresa e fazer história.

Ajax e Roma fazem o confronto mais equilibrado dos duelos. Enquanto o Ajax voltar a sentir como em seus anos de glória continental, como nos anos 70 e na temporada 1994/95, quando conquistou a tríplice coroa, a Roma quer representar bem o futebol italiano, sendo a única representante do Calcio nas duas competições. Seria o segundo título internacional da história do clube.

Dínamo Zagreb e Villareal finalizam os confrontos da Europa League. Os croatas chegam às quartas de final após uma classificação heróica em cima do Tottenham de José Mourinho, onde foram buscar o resultado após perder o primeiro jogo por 2 a 0 em Londres. No jogo de volta, a estrela de Mislav Oršić brilhou e o time buscou o 3 a 0 na prorrogação. Já o Villareal também vem em grande fase, tanto na competição, onde eliminou RB Salzburg e Dínamo Kiev, quanto na LaLiga, onde está em sétimo lugar. O time comandado por Unai Emery ainda encontra alguns problemas e é o que mais empata no Campeonato Espanhol, mas ganha sua chance de ouro para chegar às fases finais de uma competição europeia e finalmente vencer algum título continental. Do lado contrário, é a chance do Zagreb conquistar o primeiro título internacional depois de 45 anos de espera.

Foto em destaque: Divulgação/UEFA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s