Opinião: respeitem Mário Filho

Políticos do Rio de Janeiro pretendem trocar nome do Estádio Jornalista Mário Filho para Rei Pelé

Nessa semana, políticos do Rio de Janeiro entraram em uma pauta questionável no cenário do futebol mundial. A polêmica mudança de nome do estádio mais famoso do mundo, o Maracanã como é carinhosamente chamado, para Rei Pelé deixou muitos brasileiros com uma interrogação na cabeça.

Existem alguns motivos para essa mudança ser repensada mais um pouco. Estamos em um momento do país com recordes de mortes sendo batido todos os dias pela Covid-19. A cada hora que passa números de mortos e suspeitos aumentam sem parar, inclusive entre atletas, treinadores e comissão técnica. Essa é realmente uma pauta importante e necessária para o momento que não só o Brasil mas o mundo está passando? É algo para pensar.

Se você não conhece a história por trás do nome Mário Filho, que tal refrescar sua memória? Jornalista Mário Leite Rodrigues Filho, o “criador das multidões” e um dos grandes idealizadores do futebol carioca no século XX. Também é um dos grandes incentivadores na criação do estádio mais popular do futebol e mestre na imprensa esportiva brasileira.

O pernambucano foi o criador do primeiro jornal inteiro sobre esportes, o Mundo Sportivo. O Brasil parava para ver Mário falando sobre o esporte de uma maneira simples e encantadora, como jamais vista antes. Na época, o jornalista dedicava seu jornal para os dois principais esportes até então: futebol e remo. Porém, apesar de todo esforço e amor pelo estádio, a homenagem com seu nome só veio em 1966, um mês após sua morte.

Jornalistas e torcedores do país se mobilizaram nas redes sociais esta semana para falar mais sobre esse assunto. Para Eric Faria, repórter do Grupo Globo, isso é uma “vergonha”.

Pobre Pelé tendo o seu santo nome usado por políticos que deveriam se preocupar com problemas realmente sérios. Mudar o nome do Maracanã é realmente algo “importante” no meio de uma pandemia. E nobres deputados, vocês deveriam ter vergonha de colocar um assunto desses em pauta.

Foto: Reprodução/ Twitter @ericfaria74

Não é apenas mudar o nome, é mudar a HISTÓRIA. E isso não é querer diminuir a trajetória de Pelé. Sabemos da importância que teve o atleta para a história nacional e para os amantes do esporte, assim como a trajetória de Mário Filho também foi/é importante.

Foto: Daniel Brasil/Portaldacopa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s