Coordenadora da base feminina do Santos FC fala sobre atual momento da equipe

Thais Picarte coordena o time desde 2020 e vê atual gestão com um ‘olhar diferente’

Desde que assumiu a coordenação das categorias de base feminina do Santos FC no ano passado, a ex-goleira do Peixe, Thais Picarte, participou da promoção de atletas para o elenco profissional, viu a equipe tornar-se campeã paulista e hoje vive a expectativa de ver as Sereinhas da Vila levantarem mais um título: o de campeãs brasileiras.

“É um trabalho sensacional de uma comissão reformulada. Assim que eu entrei, trouxe novos profissionais, profissionais com uma característica mais educativa, instrutiva, que realmente tinham uma visão mais ampla do que é o futebol de base”, disse Thais.

Comissão das Sereinhas da Vila entregando, no Memorial das Conquistas da Vila Belmiro, a taça do Paulistão sub-17, conquistado no ano passado (Foto: Reprodução/Instagram)

A coordenadora elogiou a capacidade dos antigos profissionais, reconheceu os méritos e conquistas, mas disse que boa parte dos frutos da equipe surgiram da atual comissão. “Do trabalho deles de capacitação, de trazer atletas que já haviam saído, de fazer um trabalho instrutivo para essas meninas conhecerem mais o futebol taticamente”, explicou ela.

“Hoje, a nossa equipe possui um conhecimento muito grande e isso agrega um valor inestimável para essas meninas, então tudo isso passa pelo esforço de cada atleta e por tudo que é oferecido para elas”, concluiu a ex-goleira.

Thais Picarte é ex-goleira do Santos e da Seleção Brasileira (Foto: Thais Picarte/Site Oficial)

O Santos trocou de gestão em dezembro do ano passado e houve mudanças no departamento de futebol feminino do clube, como a chegada de Amauri Nascimento, o novo coordenador de futebol. Segundo Thais, a nova diretoria do Peixe possui um “olhar diferente”.  

Essa nova diretoria que entrou já vem tendo um olhar diferente, então a ideia é que se melhore tanto a estrutura quanto as condições de trabalho das meninas. Esse é o principal objetivo desse ano”, disse ela.

Da base ao profissional

Segundo Thais, a ideia é que o maior número possível de atletas da base se profissionalize. A coordenadora acredita que algumas jogadoras já subirão e outras poderão integrar a equipe do profissional em determinados momentos, porém, seguirão treinando em suas categorias.

“Não queremos atropelar as fases, essas meninas são muito jovens e a gente acredita que deva-se respeitar o estágio maturacional da atleta, então tudo tem o seu tempo. A gente quer aproveitar essas atletas no profissional, mas sempre respeitando o momento, a idade e a categoria delas”, explicou a coordenadora.

Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

A nova técnica da equipe principal das Sereias da Vila, Christiane Lessa, possui experiência em categorias de base e, segundo Thais, ela e o treinador das Sereinhas, Felipe Freitas, estão “observando o trabalho”.  

Thais acredita que as atletas que não compõem o futebol profissional do Santos possuem capacidade de compor diversas equipes, pois, para ela, hoje o Santos é “A equipe”. “Nós temos esse orgulho, somos a equipe de base que mais revela e profissionaliza jogadores, então é algo que nós alcançamos ao longo do trabalho”, disse ela.  

Brasileirão sub-18

Após uma primeira fase de invencibilidade e uma segunda se mantendo na liderança, as Sereinhas da Vila estão na semifinal do Campeonato Brasileiro sub-18. O jogo de ida, contra o Fluminense, ficou empatado em 1 a 1 e a volta acontecerá neste sábado (06), às 10h, na Vila Belmiro. Elas precisam da vitória para conquistar o título. Se o empate persistir, a taça será decidida nos pênaltis.

Foto em destaque: Thais Picarte/Instagram

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s