Edina Alves Batista: a primeira árbitra de um derby. Foto: Ailton Cruz/CBF

Por mais ‘Edinas’ em nossa arbitragem

Edina Alves foi a primeira mulher a apitar um Derby e não pode ser a última

A última quarta-feira (03) ficou marcada por mais uma disputa na história de Corinthians e Palmeiras. O placar ficou em 2 a 2, em uma noite chuvosa, e Edina Alves Batista foi o destaque como a primeira mulher a comandar a arbitragem do confronto.

Entre os raios, as trovoadas e a ‘tempestade’ que encharcou a Neo Química Arena, nos mais de 90 minutos do confronto Edina demonstrou competência e firmeza ao conduzir a partida sem deixar o ‘barco afundar’.

A capitã, ou melhor, a juíza da partida não se abateu diante da grandeza que o clássico traz, sendo elogiada tanto pelos torcedores, por meio das redes sociais, quanto pelos envolvidos na situação.

Com 41 anos de idade e prestes a completar 20 deles como árbitra, não é uma figura desconhecida no cenário futebolístico. Integrante do quadro da Fifa desde 2016, apita jogos da Série A do Campeonato Brasileiro desde 2019, sendo também a primeira mulher após 15 anos a comandar partidas da elite do torneio.

Neste começo de 2021, a paranaense também entrou na história de outro torneio. Foi a primeira mulher convocada pela Fifa para comandar o Mundial de Clubes da maior instituição do futebol. Ao lado da catarinense Neuza Back, fechou o trio com a argentina Mariana de Almeida.

Edina tem muito a conquistar e merece ser cada vez mais presente como comandante dos confrontos. Seu perfil de arbitragem não é apenas um exemplo para meninas e mulheres que sonham com a posição, mas para todos que fazem parte do núcleo brasileiro e mundial.

Foto de destaque: Ailton Cruz/CBF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s