A plataforma será lançada em março e registrará a minutagem de mulheres e homens em campo, as horas de voos internacionais e o tempo de recuperação entre as partidas
A FIFPro, Sindicato Mundial de Jogadores de Futebol Profissional, anunciou nesta sexta-feira (19) que assinou um contrato de cooperação de três anos com a companhia KPMG para a criação da plataforma Monitoramento da Carga de Trabalho do jogador FIFPro. A ferramenta, que tem a previsão de ser lançada e liberada para o público em março, vai fornecer informações sobre tempo de jogo, número de viagens e período de recuperação para homens e mulheres no futebol profissional.
O objetivo com a criação da plataforma é ajudar clubes, federações, associações, patrocinadores e parceiros comerciais nas decisões que englobam os calendários nacionais e internacionais. Assim, as competições se tornaram mais sunstentáveis e menos desgastantes aos atletas.
Segundo o secretário-geral da FIFPro, Simon Colosimo, será um grande avanço para a modalidade. “Tenho a convicção de que essa plataforma será um serviço valioso para o futebol profissional ao ajudar a definir os parâmetros de proteção à performance e à saúde de jogadores. Quando eles estão no pico de suas habilidades, é toda a indústria do futebol que ganha”, afirmou Colosimo.
A jogadora Elise Kellong-Knight, que atualmente defende o clube sueco Kristianstads DFF, diz que é muito importante encontrar um equilíbrio para a indústria do futebol masculino e feminino. “No caso das mulheres, apenas uma minoria tem uma ótima quantidade de jogos, então ainda estamos raspando o potencial. No caso dos homens, alguns atletas se encontram em um moinho de partidas, em que dificilmente descansam”, analisa a volante australiana.
Foto de destaque: Divulgação/FIFPro