A intenção é criar núcleos do Minas Brasília em diversas regiões do Distrito Federal
Em parceria, o Minas Brasília e a Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SELDF) estão visando a criação de um projeto para levar a prática do futebol a diversas meninas. Na última terça-feira (09), a presidente do Minas, Nayeri Albuquerque, e a secretária, Giselle Ferreira, se reuniram e comunicaram a intenção de criar núcleos do clube nas demais regiões do Distrito Federal.
O projeto, que tem como um de seus objetivos disseminar a prática do futebol para diversas meninas, terá como sede para as aulas os Centros Olímpicos e Paralímpicos, que são espaços públicos de atividade desportiva, espalhados pelas regionais administrativas do Distrito Federal.
Além da presença de Nayeri Albuquerque e Giselle Ferreira, a reunião também contou com a participação de Ziel Ferreira dos Santos, que faz parte da Subsecretaria dos Centros Olímpicos e Paralímpicos. Em seu Instagram, a SELDF escreveu que está trabalhando para levar o futebol feminino aos Centros Olímpicos e Paralímpicos.
Olhar para a formação de atletas é visar também o futuro do futebol feminino. Além disso, esse trabalho é um modo de incentivar o sonho de diversas meninas que desejam jogar futebol profissionalmente e também um meio de democratizar o acesso à categoria.
Esses são ‘apenas’ alguns dos diversos propósitos que mostram a importância do projeto pensado pelo Minas Brasília e o SELDF. Com a sua realização, mais meninas poderão desempenhar um esporte que, infelizmente, por muito tempo, foi idealizado para a prática masculina. Hoje, apesar da persistência de muitas dificuldades, a realidade traz mais esperança. Mais meninas poderão sonhar e realizar.
Vale salientar que a capital do Brasil contará com a participação de duas equipes representantes na Série A1 do Campeonato Brasileiro feminino: o Minas Brasília e o Real Brasília. O Minas desenvolve um importante trabalho com as categorias de base no futebol feminino, sendo também conhecido como a “casa da base”.
Foto de destaque: Adriano Fontes/CBF