Com 28 participações, os equatorianos nunca conseguiram levantar o tão sonhado troféu
O Emelec é um dos clubes mais tradicionais do Equador, na Copa Libertadores da América, no entanto não é um clube com grandes feitos na competição. A campanha de maior brilho foi em 1995, quando ocupou a terceira posição após perder a vaga na grande final para o Grêmio, que foi o campeão na ocasião.
Apesar de não haver uma grande história na Libertadores, é um dos clubes que mais incomoda na competição, conhecido por ser uma pedrinha no sapato de muitos clubes. O Flamengo é a equipe brasileira com quem mais teve confrontos, sendo um carrasco para a equipe carioca em 2012, quando tirou a classificação para as oitavas de final, com um gol nos acréscimos.
Nas últimas cinco edições no qual o clube participou, foram 11 vitorias, sete empates e nada mais nada menos que 15 derrotas, tendo apenas uma classificação para a fase seguinte.
Sem êxito na competição nacional, os equatorianos não conseguiram vaga para as edições de 2020 e 2021, deixando frustrada sua torcida, que estava confiante na classificação.
Foto de destaque: Site Oficial Sport Club Emelec