Machismo, misoginia e violência: Felipe Freitas, técnico das Sereinhas da Vila, protesta com atletas: ‘Não vão mais se calar’

Treinador e atletas protestam durante partida do Brasileirão Sub-18

As Sereinhas da Vila enfrentaram o Atlético Mineiro nesta segunda-feira (01), pelo Brasileirão Sub-18 e, antes da bola rolar, elas fizeram gestos no gramado em forma de protesto contra as falas de Sérgio Ramos, ex-conselheiro do Santos FC, que durante uma live no YouTube do blog “Blog Soul Santista”, disparou frases de cunho machista, misógino e de violência contra as mulheres e jogadoras de futebol.

Além do protesto das atletas, o técnico das Sereinhas, Felipe Freitas, se posicionou em defesa das mulheres com falas de extrema importância. Ele não só deu um ‘tapa’ no preconceito, explicando sobre a realidade do futebol feminino, como também desmitificou a frase ‘não é meu lugar de fala’, que muitos homens utilizam para serem coniventes com o machismo.

“Tem que se posicionar”, diz Felipe sobre ‘lugar de fala’

Originally tweeted by Sereias da Vila (@Sereias_daVila) on 1 de fevereiro de 2021.

“De fato o futebol feminino está em evolução e nós conseguimos ver que há um atraso em alguns aspectos, mas o atraso existe porque o futebol feminino começou a surgir 21,22,23 anos depois que o futebol masculino. O futebol feminino teve 41 anos de proibição no Brasil para que as mulheres pudessem disputar”, disse Felipe.

“É inadmissível que o senhor (Sérgio Ramos), que talvez nunca entrou no campo, nunca visitou uma base feminina, venha cobrar uma condição igualitária. Nós temos meninas que andam três horas para ir, e três horas para voltar da sua casa”, acrescentou ele.

Felipe ainda fala sobre a gestão no futebol feminino e os investimentos por parte dos clubes, utilizando o exemplo de que muitos não possuem o que comer e nem onde morar. E ele conclui o seu discurso falando sobre a violência doméstica, que também foi pautada nas falas de Sérgio Ramos

“Não é aceitável. A violência doméstica tem que acabar! Hoje nós temos muitas pessoas que calam as mulheres. Mas as mulheres não vão mais se calar! Esse é o nosso protesto”, concluiu ele.

As Sereinhas da Vila venceram o Atlético Mineiro por 1 a 0 e se classificaram para 2ª fase do Brasileirão Sub-18. A autora do gol, Jéssica Miracatu, dedicou o gol para todas as mulheres do Brasil e se pronunciou a respeito do ocorrido. A atleta relembrou que o machismo não acontece de hoje e disse que não irá desistir.

“Vamos treinar e trabalhar bastante. Não queremos se igualar ao masculino nem nada, nós só queremos conquistar o nosso espaço, não só dentro de campo como na sociedade também”, concluiu Miracatu.

Jéssica Miracatu, durante entrevista (Foto: Reprodução/Instagram)

Entenda o caso

Na presença de Ian Rocha, Fabiano Reis e Wagner Dias, Sérgio disse que o campo de futebol não é lugar de ‘mocinha’. “Mocinhas no campo de futebol, são aquelas que a gente enche de ‘porrada’ e tira de lá, porque não têm que estar lá. Futebol feminino é um lixo. Não assisto uma porcaria dessa de jeito nenhum”, disse ele, enquanto Ian levava na brincadeira e Fabiano (que faz parte do Conselho atual do Peixe) e Wagner sorriem.

Sérgio ainda estendeu o seu discurso dizendo que teria futebol feminino no Santos porque é obrigado, e concluiu a sua fala utilizando um exemplo no qual objetifica as atletas.

“Eu iria no Bahamas, pegaria um time no Bahamas, colocaria uniforme bem coladinho. E diria para não encostar na bola, poderiam apanhar de 50 a 0 todo jogo. E eu garanto que os torcedores de todos os times torceriam para meu time do Bahamas”, finalizou.

O Santos FC, se pronunciou em suas redes sociais dizendo que o caso já está sendo apurado pelo Departamento Jurídico e o Comitê de Gestão julgará o processo assim que receber o material.

Foto de destaque: Reprodução/Twitter

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s