Disputada desde 1960, a Copa Libertadores da América é a principal competição entre clubes profissionais da América do Sul, e o Santos já possui três taças.
A primeira participação do Santos na Copa Libertadores da América, foi em 1962, após serem campeões do Brasileiro, de 1961. A equipe alvinegra fez a América se encantar em sua primeira participação, sagrando-se campeão após enfrentar o forte Peñarol, do Uruguai, na grande final, que na época eram três jogos decisivos.
A equipe da primeira conquista continental do Santos é marcada pelo Rei Péle, que marcou quatro gols no campeonato, mas o artilheiro do time que entrou para a história do clube como o terceiro maior artilheiro foi Coutinho, que ao lado de Pelé, Pepe e Dorval, montou o quarteto mais ofensivo e artilheiro da história do Santos. A maior goleada do Santos na Libertadores aconteceu nessa temporada de 1962, contra o Cerro Porteño do Paraguai, a equipe brasileira ganhou de 9 a 1, com gols de: Zito, Coutinho [3], Pepe [3], Pelé [2].
No ano seguinte, como atuais campeões da Libertadores, o Santos teve o direito de entrar direto nas semifinais da competição. Enfrentou e venceu outras duas forças Sul-Americanas da época e conquistou o bi-campeonato em pleo Estádio La Bombonera, diante do Boca Juniors da Argentina.
No entanto, após as duas conquistas seguidas, Santos sofreu um jejum de 48 anos sem ganhar a Libertadores, disputando a final de 2003, mas sempre tropeçando nas fases eliminatórias. Até que surge um garoto, com um moicano esquisito e com magia nos pés, Neymar Jr foi a peça fundamental para a conquista do tricampeonato. O time santista derrotou o Peñarol do Uruguai, no Pacaembu, por 2 a 1, mais uma vez.
O Peñarol é a equipe estrangeira que mais atuou contra o Santos. Ao todo, as equipes já se enfrentaram na Copa Libertadores 8 vezes. O Alvinegro venceu quatro jogos, empatou um e perdeu três vitórias. O time santista possui 268 gols marcados pelo Santos na competição, dentre eles os que mais marcaram são:
Pelé – 16 gols
Robinho e Neymar – 14 gols
Ricardo Oliveira – 12 gols
Coutinho – 11 gols
Temporada 2020/21
Neste sábado (30), o Santos enfrenta sua quinta final de Libertadores, contra o rival Palmeiras, no Maracanã. Com uma final paulista inédita, o Alvinegro busca sua quarta taça contra o Palmeiras, que busca seu bicampeonato. A final será disputada em jogo único, às 17h (horário de Brasília) e terá transmissão do Grupo Bandeirantes.
E ai torcedor, será que o Peixe conquista a América mais uma vez?
Foto de destaque: Sebastiao Moreira via Getty Images