Resultados do Campeonato Brasileiro feminino sub-18 evidenciam a importância de se realizar um bom trabalho com a base

Os confrontos entre Internacional e Palmeiras, Bahia e Toledo/Coritiba abriram a competição

O Campeonato Brasileiro feminino sub-18 começou na última terça-feira (26), em Sorocaba, já recheado de confrontos interessantes. Com essa 1ª rodada, já foi perceptível notar na prática algo que insistentemente é discutido por quem acompanha de perto as realidades vivenciadas pelo futebol feminino: o quão importante é realizar um bom trabalho com as categorias de base.

Esta é a segunda edição da competição, que teve seu início no ano de 2019. A realização da mesma é de grande importância, pois além de proporcionar o fortalecimento do futuro do futebol feminino brasileiro, é um meio de incentivo para diversas meninas que sonham em jogar futebol. Ademais, o campeonato é uma vitrine para as jogadoras.

Mais do que adotar as categorias de base feminina nos clubes por obrigação, é importante que os clubes façam um bom trabalho, fornecendo a estrutura necessária, desde o espaço para treinamentos e materiais adequados, até transporte, moradia, pessoas bem capacitadas e a visibilidade.

Olhar as categorias de base é olhar também para o profissional, já que as jovens atletas são o futuro das equipes. É um valoroso projeto a longo prazo. Alguns resultados da 1ª rodada do Campeonato Brasileiro feminino sub-18 mostram que investir somente nos times profissionais não é suficiente. É preciso, realmente, cuidar da base.

Foto: Adriano Fontes/CBF

Como foi a 1ª rodada?

O Internacional, que é o atual campeão da competição, venceu o Palmeiras por 3 a 1. Os gols das Gurias Coloradas, foram marcados por Mileninha e Carol, contra. O gol das Palestrinas foi marcado pela Jaqueline. Também foi realizada ontem (26) a partida entre Bahia e Toledo/Coritiba. A equipe paranaense venceu por 3 a 1, com gols da atacante Jhonson. O gol das Meninas de Aço foi marcado pela camisa 19, Amanda.

São Paulo e Corinthians, que estão no Grupo B, também já se enfrentaram. O Tricolor venceu por 9 a 0, com gols de Gica, Giovaninha, Duda, Japa, Duda Rodrigues, Paola e Carol. É importante destacar que a equipe do São Paulo desenvolve um bom trabalho com a base desde 2017, ano em que a equipe conquistou o Paulista de base. As outras duas equipes, que também estão no Grupo B são Grêmio e Fluminense. Com gols de Carol e Tarciane, o Tricolor carioca venceu as Gurias Gremistas.

Os jogos do Grupo C também foram realizados na última terça, na parte da tarde. O Santos encarou o Vitória e venceu pelo placar de 3 a 0, com gols de Gi e Nicole. A equipe santista também vem fazendo um trabalho importante com a base. Em 2019, as Sereinhas da Vila foram vice-campeãs do Brasileiro sub-16 e ainda são as atuais campeãs do Campeonato Paulista da categoria sub-17.

Atlético-MG e Sport empataram por 1 a 1, com gols de Alice para o time alvinegro e Mirelly para a equipe pernambucana, que disputa a competição de base pela primeira vez. O Galo, que participou da competição em 2019, havia feito um desmonte da base feminina em maio de 2020.

O Avaí/Kindermann venceu o Iranduba por a 1 a 0, com gol de Nalon. Pelo mesmo grupo, o Foz Cataratas venceu o São Francisco, pelo placar de 4 a 2. Brenda e Ana marcaram para a equipe paranaense e o time baiano, que formou o elenco há um mês, fez seus gols com Sabrina e Rai.

Na manhã desta quarta-feira (27), o Flamengo encarou o Fortaleza e o Goiás enfrentou o Botafogo. As Meninas da Gávea venceram por 3 a 1, com gols de Tauane, Mariana e Sarah. O gol do Tricolor foi marcado por Letícia. Goiás e Botafogo empataram em 2 a 2. Janete e Vitória Dias foram as autoras dos gols do Alviverde, já Flávia e Duda marcaram para as Gloriosas.

Fechando a rodada, na parte da tarde, o Vasco jogou contra o Ceará e a Ferroviária encarou o Minas Brasília. Os times alvinegros empataram por 2 a 2, com gols de Kaylla e Pimentinha para as Meninas da Colina e Amalia para a equipe cearense. As Guerreiras Grenás e as Minas também empataram, pelo placar de 0 a 0.

Foto de destaque: Adriano Fontes/CBF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s