Futebol feminino e sua reformulação

Mudanças nos times é um assunto que nós vemos continuamente no futebol feminino

Muda ano, mas o que não muda é a reformulação que acontece em alguns dos times femininos. Em 2020, vimos o Santos perder 19 atletas do seu elenco e utilizar algumas meninas da base. Agora, em 2021, estamos vendo esse processo ocorrer com alguns times, como o Palmeiras, o Cruzeiro e a Ferroviária.

Se pararmos para pensar, um dos primeiros pontos, que é aquele “começa errado”, é o tempo dos contratos das atletas. A grande maioria, aproximadamente 100% para ser bem real, possui apenas contrato de um ano com o clube que atua. Se ela for bem na temporada, o clube pode perder de graça, como também pode renovar. Um time que vemos fazer contratos maiores é o São Paulo, mas somente com algumas atletas. Mesmo assim, o Tricolor paulista já está um passo à frente.

Um segundo ponto é “mexer no time que está ganhando”. Pensando que o Palmeiras e a Ferroviária chegaram em posições importantes, o Alviverde paulista na semifinal do Campeonato Brasileiro A1 e do Paulista e o time grená vice-campeão paulista, não faria sentido mudar tanto um time inteiro, talvez algumas peças ou a comissão.

Algumas das atletas saíram de um time para o outro. O que faz a gente pensar em motivos, o que ocasiona essa troca? A gente pensa muito em falta de investimento e de planejamento dentre os clubes, já que a diferença salarial não é tão presente no futebol feminino.

A grande questão, que penso eu, está relacionada com o andar da carruagem. Quanto tempo esses clubes vão demorar para se encaixar? Vai durar a temporada toda? Vai ser rápido? Ninguém sabe…

Esse é o maior problema. Você tem um time na mão que precisa montar, e fazer isso a cada dois anos é um grande problema. Precisamos de altas expectativas ou iremos continuar “perdendo” boas atletas para o exterior.

Foto de destaque: Tayna Fiori/Rainhas do Drible

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s