08 de dezembro de 2020: dia histórico para o futebol antirracista

O futebol é um dos esportes mais praticados do mundo, somando milhões de adeptos que se diferenciam entre profissionais, amadores e torcedores. É o esporte que reúne paixão, fervor, momentos de tirar o fôlego, triunfos e derrotas memoráveis, mexe com o coração. A gente se entrega de corpo e alma.

E também foi uma entrega posicionada e importante o que aconteceu na partida do dia 08 de dezembro, entre PSG e Istanbul Basaksehir, quando, após um comentário racista do 4º árbitro a um jogador negro que estava no banco, todos em campo se retiraram e se recusaram a seguir jogando. O posicionamento necessário tomado pelos jogadores foi um ato histórico que deve ser lembrado e seguido em todas as partidas no mundo todo.

Repetimos aqui sempre o quanto a desigualdade mata e que o racismo não deve existir no esporte e nem em nenhuma outra esfera. É crime e quem o comete deve ser punido da forma correta e justa.

Quando nos calamos diante de causas assim, estamos automaticamente aceitando e contribuindo com o crescimento de uma sociedade preconceituosa. Repito: é preciso ser antirracista. Combater o bom combate quando ele aparecer, sair do campo se necessário, ir para a luta.

O dia 08 não vai ser lembrado pelos passes emocionantes, mas pelo gol de placa que foi efetuado por duas equipes, o gol contra o errado, o gol que faz a gente aqui do outro lado ter mais esperança em tudo, inclusive que um dia o mundo e o esporte que a gente tanto ama não terá nenhum desrespeito.

Enquanto isso, seguimos lutando.

Foto de destaque: Franck Fife/Getty Images

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s