Aos 25 anos, Tainá coleciona títulos, grandes atuações e carrega nas mãos a paixão pelo futebol
No texto de hoje do especial Raízes Negras, contaremos a história de Tainá Suelen Borges de Oliveira, uma das responsáveis por fechar o gol do Corinthians. Natural de São Paulo, a goleira de 1,87 m de altura nasceu no dia 1 de maio de 1995 e iniciou sua carreira no Centro Olímpico. Tainá chegou ao Timão na temporada de 2017, vinda do Osasco/Audax. Pela Seleção Brasileira, Tainá foi campeã do Sul-Americano disputado na Bolívia, em 2012, e participou da Copa do Mundo sub-17 no mesmo ano, no Azerbaijão.
Tainá vestiu a camisa alvinegra 47 vezes com apenas 15 gols sofridos, uma média impressionante para a goleira que participou dos títulos da Libertadores (2017 e 2019) e do Campeonato Brasileiro (2018) defendendo o Corinthians. Pelo Osasco/Audax, conquistou o título da Copa do Brasil de futebol feminino em 2016.
Representatividade
Tainá foi a primeira embaixadora da marca ‘Uhlsport’ no país. Com a parceria, a jogadora passou a ser a primeira atleta do futebol brasileiro, tanto masculino quanto feminino, a utilizar as luvas alemãs. Tainá, ciente do peso de que carrega ao ser colocada como modelo para outras meninas que sonham com o futebol, expressa a felicidade de ver o futebol feminino ganhando visibilidade e reconhecimento.
Uma mulher representando uma marca esportiva tão grande mostra as mudanças que vêm acontecendo na sociedade e pode inspirar outras mulheres a acreditarem em seus sonhos e saberem que são capazes de realizar o que quiserem. Além disso, quanto mais o futebol feminino for visto de maneira positiva, mais retorno positivo nos trará”, declarou, em entrevista ao ‘Lance!’
Tainá, apesar de nova, carrega uma trajetória vitoriosa, grandes títulos e jogos importantes. Atuou com a Amarelinha nas categorias de base e sonha em ser lembrada pela técnica Pia na Seleção principal. Possuindo uma das melhores médias de defesa do campeonato nacional, Tainá Borges é uma das muralhas corinthianas e carrega nas mãos a paixão pelo futebol.
Foto de destaque: Rodrigo Coca/Agência Corinthians