O torneio mais tradicional de futebol de base do país, normalmente disputado em janeiro, não será realizado ano que vem por falta de condições sanitárias devido à pandemia
A Copa São Paulo de Futebol Júnior 2021 está oficialmente cancelada. O comunicado foi feito nesta última quinta-feira (26), pela Federação Paulista de Futebol (FPF). A entidade alega falta de condições sanitárias para atletas e população nas cidades que tradicionalmente recebem a competição, por isso optou pelo cancelamento.
Em um comunicado assinado pelo presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, a entidade diz que “vem conversando com médicos e autoridades das prefeituras do Estado para estimar a viabilidade do torneio”. Mas, por se tratar de uma logística que envolve 31 cidades, 255 jogos, 128 times e quase 4 mil atletas, o ideal foi o cancelamento como medida de segurança.
É justamente a grandeza da Copinha que nos fez refletir neste momento difícil de pandemia de Covid-19. Desde agosto, a FPF vem conversando com autoridades médicas, do Governo de São Paulo, de prefeituras e dos clubes para viabilizar a realização da Copa São Paulo 2021″, escreveu a entidade.
É a primeira vez, desde 1969, que o campeonato é cancelado. Na edição do ano que vem, a Copinha seria disputada por nada menos que 128 times do Brasil inteiro. O Estado de São Paulo esperava receber, aproximadamente, 3.800 atletas, sem contar funcionários e outros profissionais dos clubes.
A partir de todas as informações colhidas e diante do cenário de pandemia, concluímos que mesmo um rigoroso protocolo de saúde não seria o suficiente para garantir segurança a atletas, árbitros e demais profissionais envolvidos nos jogos, além da população das cidades-sede. E acima de qualquer compromisso está a vida. Assim, a FPF comunica que tomou a dura decisão de suspender a realização da Copa São Paulo 2021″, diz o comunicado.
Para tranquilizar os jovens que sonhavam em disputar a Copinha, a FPF garante que atletas nascidos em 2001 ainda poderão ser inscritos na próxima edição, que está prevista para janeiro de 2022. No último ano, o campeão foi o Internacional, que venceu o rival Grêmio nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no Pacaembu.
Foto de destaque: Divulgação/FPF