São Paulo x Vasco: O início do ‘Craques da Saúde’

Em gesto de homenagem e colaboração aos profissionais da saúde, CBF lança projeto para doação de ambulâncias a hospitais públicos

A partida de ontem (22), entre São Paulo e Vasco no Morumbi, deu início ao programa ‘Craques da Saúde’. Os capitães dos respectivos times fizeram a entrega da primeira de 27 ambulâncias, que a CBF doará para as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) que mais salvaram pacientes infectados pelo coronavírus.

O ‘Craques da Saúde’

Em nome do futebol brasileiro, a iniciativa da CBF é uma forma de agradecer e reconhecer o trabalho, dedicação e risco dos heróis nacionais na linha de frente do combate à pandemia. Além disso, visa colaborar com esforços para a superação do vírus e do momento.

Os veículos serão doados a um hospital público de cada unidade federativa do país, lembrando que serão para as que mais recuperaram pacientes de Covid em cada estado, conforme dados das autoridades locais de saúde. Ao todo, serão 27 hospitais agraciados com uma ambulância do modelo Fiorino, da Fiat.

“Com esse gesto, queremos colaborar com os profissionais de saúde, que dedicam as suas vidas a salvar outras vidas. É um auxílio da CBF e do futebol brasileiro para ajudar o país a superar este momento muito difícil de pandemia”,

explica Rogério Caboclo, presidente da CBF.

A primeira entrega

A entrega das chaves começou ontem (22), na partida entre São Paulo e Vasco, e se estenderá por quatro meses. Indicado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, o Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), foi o primeiro contemplado pelo programa. Durante o protocolo de início da partida, a diretora da Clínica do Hospital, Dra.  Eloísa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, recebeu das mãos de Daniel Alves e Yago Pikachu, capitães dos times, a chave da ambulância.

Os números do HC na batalha contra o coronavírus impressionam. Dos pacientes infectados pelo vírus que deram entrada na unidade, entre 30 de março a 9 de novembro, 1.191 se recuperaram e receberam alta.

Próximas entregas

As ações de entrega das chaves, acontecerão durante os protocolos de início das partidas do Campeonato Brasileiro Assaí 2020. Para os estados que não recebem jogos da competição, a entrega será feita na região mais próxima do respectivo estado.

As ambulâncias

A ambulância é um lançamento inédito da Fiat. Com o incessante avanço da pandemia do novo coronavírus, a marca configurou e adaptou uma ambulância em seu modelo furgão, o Fiorino. Chamado de “Ambulância Simples Remoção”, o veículo, equipado com itens de série específicos para remoções simples e eletivas, é destinado ao transporte seguro e rápido de pacientes que não apresentam risco de morte.

No compartimento traseiro, o Fiorino Ambulância, recebeu teto e piso em ABS (que permite rápida e fácil higienização), isolamento térmico e acústico em manta, maca retrátil (de 1,80 metro de comprimento), banco do paramédico e de acompanhante, suportes para cilindro de oxigênio e soro plasma, armário em plástico ABS sobre a cabine e portas corrediças em acrílico. Na parte externa, as ambulâncias contam com sirene acústica, sinalizador em LED e sistema de ventilação.

Imagem ilustrativa da ambulância que será doada pelo programa (Foto: Reprodução/ CBF)

A iniciativa é também um agradecimento da Confederação Brasileira de Futebol, em conjunto com a Fiat e de toda a comunidade do futebol brasileiro aos profissionais da área, aos verdadeiros ‘Craques da Saúde’.

Foto de destaque: Reprodução/ CBF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s