Cruzeiro “veste a camisa” sobre consciência negra

Jogadores irão entrar em campo com expressões racistas riscadas estampadas nos uniformes

Com objetivo de trazer reflexão às pessoas no Dia da Consciência Negra, o Cruzeiro irá entrar em campo com sua manifestação sobre o assunto exposta no uniforme dos jogadores, já que as camisas terão termos racistas riscados. O objetivo da ação é conscientizar as pessoas sobre expressões preconceituosas que estão enraizadas na sociedade.

De acordo com o presidente do clube, Sérgio Santos Rodrigues, o Cruzeiro deve trazer visibilidade a causas como estas, pois elas reforçam a conscientização, a educação, a igualdade e o respeito. “Muitas destas palavras as pessoas falam sem pensar no sentido, muitas vezes sem saber, porque estão enraizadas no nosso vocabulário, mas precisamos mudar isso”, explica.

As camisas estampam expressões como: “cabelo duro”, “da cor do pecado”, “nega maluca”, “a coisa tá preta”, “lista negra”, “serviço de preto”, entre outras. Todos os termos estarão riscados na cor preta durante o primeiro tempo da partida contra o Figueirense, às 21h30 de hoje.

Foto: Divulgação/Cruzeiro

Vale ressaltar que a ação foi conduzida pelo Comitê da Diversidade e Inclusão do Cruzeiro em parceria com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol. Além da Raposa, outros clubes também se manifestaram sobre a data nas redes sociais.

Demais clubes
Athlético Paranaense, Atlético Goianiense, Botafogo, Coritiba, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Sport e Vasco publicaram posts, cada um com sua abordagem, em diferentes redes sociais. Além disso, o Fluminense também irá apresentar uma mesa redonda sobre o tema com os técnicos do sub23 e do time feminino no canal do Youtube do clube.

Enquanto isso, o Atlético Mineiro, Corinthians, Internacional, Palmeiras, Santos e São Paulo preparam vídeos sobre o assunto que também estão disponíveis nas diferentes redes sociais dos times.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s