Presidente da Federação Inglesa renuncia após comentários preconceituosos

Greg Clarke fez vários comentários inapropriados sobre racismo e homossexualidade

Nesta terça-feira (10), o presidente da Associação de Futebol da Inglaterra, Greg Clarke, renunciou ao cargo após fazer diversos comentários inapropriados, durante uma comissão parlamentar que supervisiona o esporte no país.

O objetivo da comissão era para discutir o papel da associação no projeto “Restart”, um guia para a volta do futebol na Inglaterra no cenário da pandemia. E, durante a sessão, Clarke usou a expressão “jogadores de cor” ao falar sobre atletas negros, quando o assunto em questão era o racismo no mundo do futebol.

Greg Clarke afirmou também, ser “uma escolha de vida” ao comentar sobre a falta de jogadores assumidamente homossexuais no país. Além disso, abordou na sessão que um técnico havia lhe dito, que as meninas não estão acostumadas a serem alvos de chute com bola, e por isso, existe uma falta de mulheres para a posição de goleiras.

O ex-presidente, ademais, indiciou que as pessoas da Ásia, principalmente do Sudeste, escolhem profissões na área tecnológica ao invés da esportiva, devido à “diferentes” interesses da carreira.

Além da presidência na Federação Inglesa de Futebol, Greg Clarke também ocupava um posto de vice-presidência na Fifa. Porém, após seus comentários gerarem grandes repercussões negativas na Inglaterra, Clarke se desculpou e renunciou por meio de nota divulgada pela Associação.

“Minhas palavras inaceitáveis perante o Parlamento foram um desserviço para o futebol e seus espectadores, praticantes, árbitros e administradores. Isso cristalizou as minhas resoluções sobre seguir a vida. Estou muito triste por ter ofendido as diversas comunidades do futebol, tantas que eu trabalhei para incluir.” – declarou Greg Clarke.

Foto de destaque: Sky News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s