Projeto de lei visa a criação de política pública para futebol de várzea

O objetivo é incentivar a prática de atividades físicas, estímulo a hábitos saudáveis, inclusão social e resgate das tradições culturais

Na noite da última quinta-feira (05), a Câmara Municipal de Santos aprovou um Projeto de Lei que visa a criação de política pública para o futebol de várzea do município. A autoria é da vereadora Telma de Souza (PT), com o objetivo de dar a possibilidade da categoria de se organizar em espaços públicos, adiar campeonatos e jogos, além da profissionalização da gestão dos clubes.

“O futebol de várzea é uma das práticas mais tradicionais da Baixada Santista. Com este projeto, pretendemos impulsionar a atividade dos clubes, incentivar a aproximação das comunidades, melhorar as relações humanas e estimular as agremiações”, discursou a vereadora.

Conforme o documento, a administração municipal deverá fazer um inventário dos campos de futebol, incluindo os públicos e vinculados a clubes profissionais, para verificar aqueles que possuem critérios para o exercício da modalidade.

Além disso, o poder público deverá promover uma formação profissional para dirigentes e dar suporte à estruturação de uma liga de futebol varzeano, que terá atuação independente. Enquanto isso, os clubes deverão ter CNPJ e comprovar sua existência por registros históricos, fotográficos ou jornalísticos.

Na mesma noite, a Câmara aprovou a criação do Fundo Especial para Desenvolvimento do Futebol de Várzea, a Fevarzea, que funcionará como um conselho composto pelo governo do município e os clubes.

Com isso, a Prefeitura abrirá um crédito inicial de R$ 20 mil, que serão utilizados para manutenção dos campos, apoio financeiro às competições, desenvolvimento e treinamento dos recursos humanos, modernização e treinamento para a gestão dos clubes e a contratação de outros serviços especializados.

Foto de destaque: Diego Padgurschi/Folhapress

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s