Corinthians Feminino em manifestação contra à violência de gênero. Foto: Marco Aurélio Galvão/Agência Corinthians

Bela ação: Corinthians feminino utiliza camisa contra violência de gênero

O ato foi feito na tarde desta quinta-feira (05), em partida realizada no Campeonato Paulista feminino

Nesta semana, o caso de Mariana Ferrer, jovem que, segundo depoimento, foi estuprada por André Aranha, empresário esportivo, e humilhada em audiência que julgou o caso em primeira instância, voltou aos noticiários. Anônimos e famosos – dentro do meio esportivo ou não – se manifestaram como forma de revolta diante do episódio.

O Corinthians feminino também demonstrou indignação diante do tema. No jogo contra o Juventus, da Mooca, que aconteceu nesta quinta-feira (05), pela 4ª rodada do Campeonato Paulista, o clube do Parque São Jorge entrou em campo com uma camiseta que apoia o combate à violência contra a mulher.

Utilizada por toda a delegação, o objeto sinalizava na parte da frente que “a violência contra a mulher não pode ser normalizada”, além de ter em si uma hashtag que questionava a normalidade deste ato: #NormalParaQuem?. Nas costas, os destaques foram o Disque Denúncia (180) e o “Respeita as Minas”, frase muito conhecida e compartilhada pela instituição.

Dados sobre a violência contra a mulher

Violência Sexual

Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os registros de violência sexual crescem anualmente e, no levantamento divulgado em 2019 referente a 2018, bateu o recorde de 66.041 casos. A média é de 180 crimes por dia, um aumento de 4% em relação ao ano anterior.

Feminicídio

O Brasil está no 5º lugar dos países que mais matam mulheres no mundo no contexto de violência doméstica, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O ranking é composto por 84 países.

Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 1.206 mulheres foram assassinadas em 2018. As mortes foram registradas como feminicídio, ou seja, quando a vítima morre por causa do seu gênero.

Foto de destaque: Marco Aurélio Galvão/Agência Corinthians

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s