Nova constituição: Jogadoras do Chile reivindicam igualdade no país

Pela luta de igualdade dentro e fora de campo, diversas atletas e ex atletas do Chile, falam abertamente sobre seus direitos dentro de uma nova constituição

Após o período de manifestações dentro do país chileno, atletas usam da ainda pouca visibilidade que possuem, para lutarem por uma constituição que favoreça às mulheres. A constituição atual do país é de 1980, a mesma de tempos ditatoriais. A maioria da população disse “SIM” para uma nova constituição, por isso foram às ruas.

Iona Rothfeld, que é ex-jogadora do Universidad Católica e da Seleção Chilena, sempre foi engajada nas causas feministas e lutou muito pelo futebol feminino. Ela faz parte da porcentagem que luta pela nova constituição e, com certeza, deve ter influenciado centenas de pessoas a pensarem o mesmo que a ex-atleta.

Em entrevista para o Coisa de Gênero, Iona relata:

“Não é só pelo forte simbolismo de termos uma Constituição criada na Ditadura. A importância de trocá-la reside no fato de que muitos direitos não estão contemplados na Carta atual. A sociedade chilena tem uma Constituição que reproduz e agrava as desigualdades em nosso país”

A luta tanto pelo futebol feminino, quanto pela inclusão das mulheres continua, uma luta antiga que pede a voz de grandes nomes, como Iona. Que além de grandes jogos, grandes partidas e belos gols, mais atletas se posicionem e tenham uma voz dentro desses debates.

Apesar do avanço, não devemos nos calar e acreditar que tudo está como deveria ser. Persistência faz parte de causas sociais. Seguimos na luta.

Foto de destaque: Reprodução/Instagram

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s