Resultados surpreendentes marcam o início da temporada no futebol europeu

Everton, Aston Villa e Leeds na primeira parte da tabela da Premier League, Barcelona sofrendo na LaLiga e Real Madrid não venceu ainda na Champions League. Afinal, quais são os principais problemas dos gigantes europeus no início da temporada 2020/21?

Todos já esperavam uma temporada diferente. Depois de meses de paralisação por conta do coronavírus, jogos adiados, sem público, competições alteradas e um final eletrizante, a temporada 2020/21 trouxe muito mais surpresas do que já se poderia imaginar.

É bem difícil de ver algum clube de futebol sem nenhum problema para resolver, afinal isso faz parte do esporte. Mesmo antes de começar, os problemas já eram esperados para a temporada, principalmente porque começou semanas depois de acabar a de 2019/20.

This is Premier League

Foto: Reprodução/Instagram

A Premier League é uma das ligas mais ricas do mundo e sua popularidade, dentro e fora da Inglaterra, cresce mais a cada dia. Um dos principais motivos pra isso acontecer é porque tudo pode acontecer. A temporada 2020/21 fez jus à fama e começou literalmente pegando fogo, com muitas surpresas. Depois das seis primeiras rodadas, somente três dos seis principais times ingleses permanecem entre os 10 primeiros colocados.

Liverpool na 2ª colocação, Tottenham em 5º e Chelsea em 10º. Arsenal permanece em 11º, Manchester City em 13º e Manchester United em 15º. Porém, as classificações não são a única coisa que chama a atenção, pois podem mudar em cada rodada. O que mais chama atenção é o começo meteórico de Everton, Aston Villa e Leeds.

Fundado em 1878, o Everton é da cidade de Liverpool e vive no meio de tabela do Campeonato Inglês, mas a história mostra alguns títulos na conta Toffees. A sala de troféus do Goodinson Park conta com 25 títulos, sendo nove do Campeonato Inglês. Porém, a sede de títulos vêm desde 1995, quando ganhou a Supercopa da Inglaterra.

A temporada começou com tudo para o time Carlo Ancelotti: a chegada de James Rodríguez, como o colombiano encaixou bem com Richarlison, e a ótima fase de Dominic Calvert-Lewin, que marcou sete gols nos últimos seis jogos. A liderança parcial da Premier League, separado do rival Liverpool pelo saldo de gols, chama a atenção porque o time é bom, mas não é um time estrelado como os do Big-6 e o Everton não gastou tanto como outros times, Chelsea por exemplo, mas conseguiu melhores resultados por enquanto.

O Aston Villa e o Leeds, apesar de terem grande história no futebol europeu, principalmente no título da Champions League do Villa em 1982, não ficam no topo da primeira divisão do Campeonato Inglês faz um bom tempo. Mesmo com elencos bem mais modesto que outros grandes, conseguiram bons resultados na atual edição da Premier League. Na 4ª rodada da competição, em um jogo memorável, o Aston Villa fez um 7 a 2 no atual campeão Liverpool.

É bem verdade que o campeonato só começou e tem muita água para rolar, mas o início de temporada de Everton, Leeds e Aston Villa mostram que o torneio promete muitas emoções, não só para os torcedores.

Crise no Barça e Real Madrid sem vencer na Champions

Foto: Divulgação/Real Madrid

Na Espanha, a LaLiga também trouxe muitas emoções já nas primeiras rodadas. Indo para a 8ª rodada neste final de semana, nada de Barcelona, Real Madrid ou Atlético de Madrid na liderança. O líder do Campeonato Espanhol é o Real Sociedad, com 14 pontos em sete jogos. O que chama a atenção no Campeonato Espanhol é a situação dos dois principais times do país: Barcelona na La Liga e Real Madrid na Champions.

No caso do Barça, são duas derrotas nos cinco jogos disputados no campeonato, o último deles no clássico em pleno Camp Nou. É bem verdade que o time catalão tem dois jogos a menos, mas a 13ª colocação já amarga e piora a crise dentro e fora de campo que o time vive. Tanto que o presidente Josep Maria Bartomeu renunciou na última terça-feira (27).

O torcedor culé tem até pesadelos ao falar do último presidente, principalmente após o fiasco da última temporada, fechada com a humilhação na Champions League. A chance de perder Messi assombrava ainda mais. O que acalma um pouco, além da permanência do argentino pelo menos até 2021, é o desempenho nas duas primeiras rodadas da Champions League. Vencer os dois primeiros jogos foi fundamental para a tranquilidade momentânea pelo menos na fase de grupos.

Já a situação dos merengues fica complicada justamente na competição que te deu tantas glórias. Enquanto na LaLiga permanece na cola do Real Sociedad, sem grandes problemas, na Champions League é o último colocado do grupo, com apenas um ponto. Após perder o primeiro jogo do Shakhtar Donetsk, teve que arrancar um empate contra o Borussia Mönchengladbach, com Casemiro aos 93 minutos na última terça-feira (27).

Quais são os principais problemas?

Os principais problemas na temporada, principalmente para os clubes de camisa, é que os times estão tendo que jogar pelo menos duas vezes na semana por conta do calendário bem apertado. A temporada 2019/20 mal acabou e a 2020/21 teve que começar para que o calendário não fosse ainda mais prejudicado. A quantidade de jogos aumenta as chances de lesões dos jogadores, como aconteceu com Virgil van Dijk, por exemplo, que teve que passar por cirurgia e ficará de fora a temporada inteira.

O aumento no número de infectados por coronavírus na Europa, principalmente na França e na Alemanha, ainda aumenta a chance de uma nova onda de casos atingir o Velho Continente e a paralização dos campeonatos acontecer novamente, por tempo indeterminado. Os casos entre os jogadores e comissão técnica têm aumentado também, colocando a saúde dos atletas em risco.

A temporada 2020/21 chegou chegando e promete grandes emoções e surpresas, sendo você torcedor ou um mero espectador. O desejo de todos é que o espetáculo permaneça dentro de campo, sem intercorrências.

Foto em destaque: Reprodução/Aston Villa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s