Thalya Nobre fala sobre carreira e time: ‘Minas é uma família’

Thalya Nobre conversou com o Rainhas do Drible sobre a sua carreira e o time brasiliense

O queridinho do futebol feminino, Minas Brasília conseguiu a vaga para se manter na elite do Campeonato Brasileiro A1 para o ano de 2021. O time tem uma história bem legal, que é vista com bons olhos pela goleira Thalya Nobre.

Antes de vir para o Minas, eu já acompanhava a história da Nayara e da Nayeri. É um projeto que elas sempre quiseram conquistar. Quando eu recebi a proposta, não pensei duas vezes! Quando cheguei, vi que era aquilo que ouvi falar. O Minas é uma família, um time de muita fé”, contou.

O amor da Thalya pelo esporte começou bem pequena e dentro de casa, ela jogava bola com os primos e o irmão no quintal. Além disso, a camisa 12 levou o carinho pelos esportes para a escola e praticava de tudo.

Como a grande maioria das histórias, a goleira nunca tinha pensado em jogar na posição. Thalya começou jogando na linha, atuando como atacante ou lateral na escolinha que frequentava.

Foi aos 14 anos que tudo começou com o gol. Tha foi fazer um teste no Centro Olímpico e acabou não passando para jogar na linha. Mas, por um acaso do destino, o preparador de goleiras gostou da estatura dela e convidou-a para um teste em que ela ficaria um mês no gol. O amor pelo futebol feminino fez com que Thalya topasse a proposta.

Eu amava o futebol, queria estar dentro dele de qualquer jeito. O Centro Olímpico era uma referência para mim naquela época. Eu aceitei o desafio e fui aprovada. Eu acho que a posição que me escolheu, nem fui eu que escolhi a posição”.

Desde o início, a tia dela que cuidava de levar e ajudar com a escolinha, para Thalya seguir o seu sonho. Mas, a partir disso, a goleira recebeu mais apoio familiar e muito incentivo. Ela passou por alguns clubes e, com apenas 22 anos, soma grandes experiências.

O crescimento da posição de goleiras

Nós vemos que o crescimento do futebol feminino se deu muito em 2019, após a Copa do Mundo da França. Mas a posição de goleiras ficou um pouco atrás, por muitos clubes não darem a devida importância.

Felizmente, isso vem mudando e muitos times vêm investindo mais e contratando profissionais específicos para os treinamentos, algo que vemos no Minas Brasília.

Eu tenho visto um crescimento muito grande dentro da posição de goleiro. Todos os dias temos que aprimorar, melhorar e aperfeiçoar. Goleiro tem que estar bem o tempo todo”, falou.

Atualmente, Thalya trabalha com o Gabriel Ribeiro, preparador de goleiras do Minas. Ela contou ao Rainhas do Drible que ele e os profissionais em um geral vêm buscando mais informações e novos modos de fazê-las evoluir cada vez mais e melhor.

O preparador de goleiras para nós da posição é extremamente importante! Porque são eles que olham os detalhes, eles que corrigem e que conseguem ver aquilo que precisamos evoluir diariamente. Gabriel tem sido fundamental nesse quesito! Eu me avalio bastante, só que tem detalhes que não consigo enxergar”, completou.

O futsal no campo

Para quem não conhece, o Minas também tem um projeto no futsal feminino e essa união entre futsal e campo vêm sendo muito discutida, principalmente para a posição de goleira.

O trabalho do futsal, hoje em dia, está sendo muito importante para nós, goleiros de campo. Porque é um momento que a gente usa quando está cara a cara com o atacante. Nem sempre dá certo, mas os preparadores vêm implantado bastante o espacate, quando abrimos em ‘X’. É um recurso que usamos para salvar aquele gol e aquele lance”, comentou.

Não só no futebol brasileiro, mas também fora dele, essa união vem sendo bem vista e utilizada nos gramados.

Sonhos embaixo do gol

Com apenas 22 anos, Thalya Nobre tem alguns sonhos para conquistar dentro do futebol feminino. Pelo Campeonato Brasileiro, a goleira deseja levantar uma taça. Além disso, Thalya espera uma oportunidade vestindo a amarelinha da Seleção Brasileira, é umas das metas traçadas.

Eu tenho trabalhado forte para isso, tenho visto que a Pia vem acompanhando os jogos do Campeonato Brasileiro e isso é muito importante. Temos bastante meninas com potencial”, falou.

A diminuição das traves

Uma polêmica que sempre é levantada em relação às goleiras é a diminuição das traves do gol no futebol feminino. Muitas das profissionais se posicionam contra, como Thalya.

Eu sou totalmente contra a diminuição das traves. Quando teve a Copa do Mundo e teve esses comentários, eu achava totalmente irrelevante, porque acredito que tudo é trabalho, não tem diferença nenhuma de trabalho do feminino para o masculino, da posição”, opinou.

A questão ainda é muito discutida no âmbito do futebol e ainda será…

Sobre o Minas Brasília

O Minas Brasília, como atualmente é nomenclaturado, surgiu a partir de um projeto das gêmeas Nayara e Nayeri Albuquerque. Elas fundaram o time em 2012, após terem desistido do futebol feminino pela falta de oportunidade dentro de campo.

O time conseguiu uma parceria com o ICESP e assim começou a investir no futebol feminino profissional, na base e no futsal feminino. O Minas conseguiu o acesso para o Campeonato Brasileiro A1 em 2018, após conquistar a taça do mesmo campeonato, porém na divisão A2.

Foto em destaque: Patricy Albuquerque/Minas Brasília

2 comentários sobre “Thalya Nobre fala sobre carreira e time: ‘Minas é uma família’

  1. Vc sobrinha Deus vai ter dar aquilo que vc sempre buscou-se dentro de vc te amos muito torcemos de longe sofremos juntos mais não vamos desistir vc vai ser a goleira da seleção brasileira…estamos com vc a família e mais forte que tudo estamos com vc sempre a vitória e certa….beijos vamos que vamos …😘😘😘😍😍😍❤❤❤⚽️⚽️⚽️🥇🏆🏆🏆🏆🏆🏆

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s