A competição está prevista para ser iniciada no dia 14 de novembro
Na tarde de ontem (20), a Federação Mineira de Futebol (FMF) definiu importantes questões sobre a realização do Campeonato Mineiro feminino 2020. A competição contará com a participação de somente cinco equipes. Ainda no início deste mês, a FMF havia publicado um edital para os times interessados em participar do campeonato.
Após uma reunião virtual, foi decidido que a competição ocorrerá em três fases. Na primeira delas, América, Atlético-MG, Cruzeiro, Futgol e Ipatinga disputarão as quatro primeiras colocações. As partidas serão realizadas por meio de um turno único, que terá a duração de quatro rodadas.
Infelizmente, a competição contará com a participação de somente cinco equipes. Nas semifinais, os quatro clubes classificados farão jogos de ida e volta. Caso ocorra empate no saldo de gols, após a realização dos dois confrontos, o time que tiver garantido a melhor colocação na primeira fase, garantirá uma vaga na final do Mineiro.
A fase final da competição será realizada em partida única e o mando de campo será da equipe que tiver feito a melhor campanha. Em situação de empate, a partida será decidida por meio da cobrança de pênaltis.
Ainda segundo a FMF, o campeonato respeitará o protocolo sanitário, respeitando as orientações das autoridades de saúde. Quanto às transferências de atletas de uma equipe para outra, poderá acontecer nas semifinais da competição.
Na edição de 2019, o Cruzeiro foi o grande campeão, após decidir a partida nos pênaltis, diante do América. Nessa oportunidade, o campeonato contou com a presença de sete equipes. Assim como na temporada passada, a Federação manteve o requisito de profissionalização dos clubes participantes.
De acordo com o edital, foram abertas 15 vagas para a disputa do campeonato. Por conta da pandemia, a situação de diversas equipes foi ainda mais dificultada. A Federação Mineira de Futebol precisa tratar a categoria com mais atenção e respeito. É um trabalho que demanda tempo, mas é preciso começar.
Hoje, se tratando de futebol feminino, a Federação Paulista de Futebol (FPF) é uma das principais referências no país. Aline Pellegrino, que atualmente está na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), realizou um trabalho de excelência e empenho na FPF.
Para a ocorrência do progresso, a princípio, é importante que a FMF escolha uma pessoa que queira, verdadeiramente, cuidar e melhorar a categoria e acompanhe de perto as distintas realidades vivenciadas pelas equipes do futebol feminino de Minas Gerais.
América e Atlético-MG iniciam nesta semana a disputa da Série A2 do Campeonato Brasileiro feminino. O Cruzeiro encerrou sua participação na Série A1, garantindo a permanência na competição. Futgol e Ipatinga disputarão somente o Campeonato Mineiro.
Arte de destaque: Mariana Silva/Rainhas do Drible
2 comentários sobre “FMF define detalhes sobre o Campeonato Mineiro feminino 2020”