Big Picture: Conheça o projeto que visa mudança drástica no futebol inglês

Elaborado em 2017, o projeto ganhou mais consistência apenas em 2020, com a liderança de Liverpool e Manchester United

Dotado de recursos financeiros, o projeto nomeado “Big Picture”, liderado pelos gigantes Liverpool e Manchester United, possui diversos ambiciosos objetivos, sendo o mais importante deles, reformar significativamente o formato da Premier League.

Nesse domingo (11), o jornal “The Telegraph” divulgou os detalhes do projeto, que foi elaborado em 2017, mas ganhou consistência apenas nesse ano. Sendo eles:

•Status especial para os nove clubes há mais tempo na Premier League (Manchester City, Manchester United, Liverpool, Arsenal, Chelsea, Tottenham, Everton, Southampton e West Ham);

•Redução da Premier League de 20 para 18 clubes;

•100 milhões de libras para a federação inglesa;

•25% das receitas da Premier League e da segunda divisão para os 72 clubes profissionais da Inglaterra;

•Abolição da Copa da Liga Inglesa e da Supercopa da Inglaterra;

•Liga profissional de futebol feminino, independente da federação e da Premier League;

Assim, haveria duas promoções automáticas da Championship (2ª divisão inglesa) para a Premier League, mas o terceiro, quarto e quinto colocados na segunda divisão passariam a disputar um playoff com o 16º colocado da elite do Campeonato Inglês, algo semelhante com o que acontece na Bundesliga. O projeto também visa o fim da Copa da Liga Inglesa e da Supercopa da Inglaterra.

Além disso, ainda de acordo com o jornal, os noves clubes citados anteriormente, seriam responsáveis por ditar todos os aspectos do campeonato e estariam livres para disputar uma versão expandida da Champions League a partir de 2024/25. O plano é que o “Big Picture” comece a valer daqui duas temporadas, em 2022/23 -para que aconteça, basta o aval de apenas seis dos nove clubes.

Cabe mencionar que, todas as propostas, tem a autoria do Fenway Sports Group, empresa que controla o Liverpool, com o auxílio do Manchester United, e possui apoio de Manchester City, Arsenal, Chelsea e Tottenham.

Foto de destaque: Getty Images

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s