Conhecido como o “pior time do mundo”, o Íbis Sport Club usa desse termo para se promover nas redes sociais e gerar interações
Íbis, clube fundado em 1938, é conhecido por todos como o pior time de futebol existente. Isso devido ao fato do clube ficar mais de 3 meses sem ganhar uma partida sequer, acredite ou não! Tudo devidamente registrado no Guinnes Book.
Apesar dos péssimos resultados dentro de campo, o time pernambucano encontrou nas redes socais uma maneira de conseguir visibilidade para o clube e assim conquistar o carinho dos torcedores dos mais variados times do país.
Nas redes sociais, mais especificamente no Twitter, o clube possui até então mais de 210 mil seguidores e sempre é ativo nos posts, usando gírias, palavrões e principalmente ironia. O conteúdo feito nas redes é compartilhado na linguagem informal, exatamente como o bom usuário da famosa rede social do passarinho gosta.
Quando um time perde, o clube usa dessa ironia para comentar e ficar entre os assuntos mais comentados, outra boa estratégia de visibilidade. Um exemplo disso foi a partida válida pela Libertadores entre Flamengo x Indepediente del Valle, que o clube carioca foi goleado por 5 x 0. Após o Flamengo se pronunciar pela derrota, o Íbis comentou a seguinte frase:
“Estou orgulhoso”. Como se a derrota fosse o triunfo do clube.
Toda essa diferença nas redes: a linguagem, a ironia e os posts divertidos, viraram pontos de referência para os outros clubes. Hoje, além dos perfis dos times, até os perfis oficiais dos campeonatos como o Brasileirão e Copa do Nordeste, fazem estratégias diferentes para conseguir interação e engajamento.
Apesar de todas as brincadeiras e ironias nas redes, a gente pode perceber que essa estratégia deixou a muito tempo de ser um teste e se tornou um sucesso. O clube pernambucano tem seguidores do Flamengo, Palmeiras, Fortaleza, Atlético Mineiro, Bahia, etc. Ou seja, conquistou torcedores e conseguiu visibilidade.
Foto de destaque: Perfil oficial do Íbis Sport Club – Reprodução/Twitter