Partida entre Bayern de Munique e Sevilla está marcada para acontecer esta quinta-feira (24) em Budapeste, Hungria
Anteriormente a pandemia, a cidade do Porto sediaria a final da Supercopa da Europa. Com a volta do futebol no continente, a UEFA precisou tomar algumas medidas para o retorno das Ligas que organiza. Decidiu então levar a Champions League para Portugal e a Europe League até a Alemanha, países onde os números são positivos e transferiu a Supercopa para a Hungria.
A mudança não agradou Rui Moreira, prefeito da cidade do Porto, que afirmou não receber qualquer justificativa para a alteração do local. Além disso, Moreira ameaçou ir aos tribunais contra a entidade por perdas e danos.
Segundo o prefeito, a UEFA não queria que duas competições continentais fossem realizadas em um mesmo país, mas que a justificativa dada pela entidade é a pandemia do novo coronavírus.
Moreira salientou, durante reunião na Câmara Municipal do Porto, que a cidade abdicou de outros eventos para receber a Supercopa e que espera receber competição dentro de no máximo dois anos ou uma compensação financeira.
“Podiam ter dito que a Liga dos Campeões foi em Lisboa e eles não queriam outra final no mesmo país, o que era razoável. Ou poderiam ter dito que compensariam o Porto com algo em dois anos.”.
A partida marca também a volta do público em competições continentais. A previsão é Arena Puskas conte com 30% da sua capacidade. Markus Söder, ministro da região da Baviera, pediu que os torcedores do Bayern de Munique não viajem para Budapeste e, aos que forem, cumpram a quarentena quando retornarem a Alemanha.
*Até o fim dessa matéria, a Hungria soma 18.866 casos, aumentando em 1.070 no dia de ontem (21) e a capital, Budapeste, 7.734 casos com aumento de 413 ontem.
Foto de destaque: Getty Images