Coxa não vencia a equipe carioca no Brasileirão em casa desde 2011; retrospecto contava com duas derrotas e dois empates nos últimos quatro jogos em Curitiba
Na tarde do último domingo (20), o Coritiba venceu o Vasco por 1 a 0, no Couto Pereira. O resultado, além de tirar a equipe alviverde da zona de rebaixamento, também acabou com um tabu que já durava nove anos: o Coxa não vencia o Vasco em casa desde 2011, quando goleou a equipe carioca.
No Couto Pereira, as últimas partidas entre Coritiba e Vasco foram duas derrotas (Coritiba 1 a 2 Vasco, em 2012, e Coritiba 0 a 1 Vasco, em 2013) e dois empates (Coritiba 0 a 0 Vasco, em 2015, e Coritiba 2 a 2 Vasco, em 2017).
A última vitória do time paranaense aconteceu pela terceira rodada da Série A de 2011, na goleada por 5 a 1, no dia 5 de junho. Os gols foram marcados por Tcheco, Maranhão e Anderson Aquino (3x). Élton descontou.
O retrospecto geral pelo Brasileirão conta agora com 42 partidas, sendo 11 vitórias do Coritiba, com 42 gols marcados, 12 empates e 19 vitórias do Vasco, com 53 gols feitos.
Pênalti decide partida no Couto Pereira
O jogo entre Coritiba e Vasco foi marcado pelo baixo nível técnico na primeira etapa e segundo tempo mais animado. Depois do intervalo, ambas as equipes voltaram ao campo com vontade de vencer. O que estava faltando era um detalhe: a bola entrar.
O Coritiba, sem muita criatividade, chutou poucas vezes no gol de Fernando Miguel. O Vasco, por outro lado, teve Germán Cano, vice-artilheiro do campeonato, parado pelo goleiro Wilson, que fez algumas defesas difíceis na partida.
Quando o jogo pareceu que terminaria empatado, Yago Pikachu, lateral e capitão do Vasco, cometeu um pênalti em Robson. A penalidade foi marcada por Luiz Flávio de Oliveira após consulta ao VAR. Sabino, aos 45′, bateu a cobrança que ficou nas mãos de Fernando Miguel. O goleiro, no entanto, se adiantou. O técnico do Coritiba, Jorginho, mudou o batedor, e o próprio Robson marcou o gol.
Com esse resultado, o Coritiba saiu da lanterna e da zona de rebaixamento, e agora ocupa a 16ª colocação. O Vasco, por outro lado, segue na parte de cima da tabela, na 5ª posição.
Foto de destaque: Divulgação/Coritiba