Fifa cria projeto para ajudar o futebol feminino

Estratégia, campanha, desenvolvimento da Liga, licenciamento de clubes, capacitação para administradores, bolsas para treinamento de técnico, coach mentorship e mulheres na liderança do futebol são os principais pilares

Desde de 2016, a Fifa (Federação Internacional de Futebol) passou a se preocupar mais com o futebol feminino. Foi nessa época que a entidade máxima deste esporte começou a elaborar planos para começar a alavancar a categoria e, após o Mundial feminino em 2019, o mundo passou a dar maior visibilidade para as atletas.

“Um jogo de primeira linha e mais de um bilhão de telespectadores da Copa do Mundo feminina da Fifa de 2019, na França, mostraram o quão longe o futebol feminino chegou. Nosso objetivo é aumentar ainda mais a popularidade e trabalhar em conjunto com nossas federações membros que nos permitirão cumprir esse objetivo e tornar o esporte acessível a todos”, afirmou a diretora de futebol feminino da Fifa, Sarai Bareman.

De acordo com o discurso de Bareman, a Fifa realmente tem tratado a categoria como uma de suas prioridades e, além de aumentar o investimento, também se preocupa em fazer planos.

Na última semana, foi divulgado um projeto voltado para o futebol feminino. O Programa de Desenvolvimento Feminino possui como meta principal que as federações possam solicitar todos os recursos necessários para fomentar a prática do esporte pela categoria feminina no seu respectivo país. Esse projeto está ligado à Estratégia de Futebol Feminino da Fifa, que oferece assistência técnica, recursos e outros instrumentos de modo que estes possam ampliar a visibilidade das meninas no futebol.

Devido às dificuldades enfrentadas por conta da pandemia da Covid-19, a entidade disponibilizará cerca US$ 500 mil para ajudar cada federação, sendo o auxílio exclusivo para o departamento feminino, que foi um dos grandes afetados. O dinheiro deverá ser usado conforme necessário, seja capacitação, profissionalização, competições.

“O compromisso (da Fifa) em apoiar as federações no desenvolvimento do futebol feminino continua sendo uma das principais prioridades. Além do financiamento disponível por meio do Subsídio Covid-19 para Futebol Feminino e do Programa Futuro da Fifa, o Programa de Desenvolvimento fornecerá mais apoio e assistência aos membros para que possam investir em todos os níveis”, disse Fatma Samoura, secretária-geral da entidade.

Foto em destaque: Reprodução/Lei em Campo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s