Clube iniciará o projeto do zero, com o objetivo de chegar à Bundesliga dentro de uma década
Na quinta-feira (10), o Borussia Dortmund anunciou por meio de suas redes sociais, que a partir do próximo verão (temporada 2021/22), a camisa aurinegra não será apenas exclusividade da equipe masculina. No dia 1° de julho de 2021, o clube de Dortmund fundará um departamento de futebol feminino pela primeira vez em sua história. Tal decisão, aconteceu após uma pesquisa entre os membros do BVB e os clubes de futebol da cidade alemã.
De acordo com o diretor executivo do clube, Carsten Cramer, o Borussia não terá a licença de um clube profissional, mas sim, desenvolverá, autenticamente, o futebol feminino dentro do clube, ou seja, o projeto será começado do zero -assim como fez o Real Madrid.
“Ficou claro em todas as conversas que o caminho autêntico e esportivo do BVB é o certo (…) Durante a última reunião geral anual, nossos membros deram o impulso inicial com suas perguntas e ideias, chegamos a um acordo e, agora, é hora de implementá-lo.” -enfatiza Cramer.
Evidentemente, o objetivo do Dortmund é desenvolver gradativamente o futebol feminino. Portanto, a equipe feminina disputará, inicialmente, a Liga Distrital B, com o objetivo de chegar à Bundesliga dentro de uma década.
“O plano é começar de baixo e chegar ao topo (…) Tudo que fazemos no BVB tem que ser intenso, emocional e ambicioso. É importante para nós fortalecer o futebol feminino em Dortmund de forma ampla. Mas, isso também significa que impomos um ou outro autocontrole a nós mesmos. Forneceremos os detalhes assim que forem finais” -finaliza Cramer.
Sendo assim, grupos de torcedores e colaboradores do projeto, tratarão de implementar a decisão do Borussia Dortmund nos próximos meses, ou seja, serão lançadas as bases para a formação da equipe. Tudo isso ocorrerá sob o comando de Svenja Schlenker -também responsável pelo marketing no clube.
Foto de capa: Divulgação/Borussia Dortmund